News

Aumento de 23% nos casos de bullying em escolas estaduais de Campinas

Dados recentes da Secretaria Estadual de Educação revelam um aumento preocupante no número de casos de bullying registrados em escolas estaduais de Campinas (SP). Em 2023, houve um crescimento de 23% em relação ao ano anterior.

Comparando os anos anteriores, em 2018 e 2019, os registros de bullying foram de 62 e 66 casos, respectivamente. Durante a pandemia, em 2020 e 2021, houve uma redução, com 52 casos registrados, possivelmente devido ao isolamento social.

Especialistas alertam para os efeitos duradouros do bullying, que pode deixar marcas profundas até na vida adulta. Em crianças, as agressões físicas e verbais frequentemente resultam em retraimento e afastamento do convívio social. A especialista consultada ressaltou a importância da participação conjunta das famílias e escolas no combate ao problema. A melhor forma de enfrentamento está no diálogo, na conscientização, nas rodas de conversas, principalmente no ambiente escolar.

Em resposta, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo declarou, em nota, que repudia qualquer ato de discriminação e agressão. A secretaria destacou que tem desenvolvido atividades preventivas e de resolução de conflitos, além de investir na capacitação dos professores para abordar temas socioemocionais com os alunos. A nota também mencionou que o programa Psicólogos nas Escolas conta com mais de 660 profissionais dedicados a oferecer apoio psicológico no ambiente escolar.

Leia anterior

Partido Novo anuncia pré-candidato a prefeito

Leia a seguir

ACESA Capuava inicia reforma e transfere atendimentos para a FAV