“Restaurar a democracia é restaurar a República”, disse o opositor moderado da ditadura, eleito em eleição indireta, que morreu antes da posse
Por Bruno Marques
A lei nº 2.314 de 16/11/1990 determinou que a antiga Avenida 2 do Parque das Colinas, no bairro Cecap, fosse nomeada Avenida Presidente Tancredo Neves.
O avô de Aécio Neves foi eleito em eleições indiretas, mas não chegou a ser empossado, sendo personagem fatal de uma história envolta em polêmicas.
Fato é que, nascido em São João del-Rei (MG), no ano de 1910, teve inserção a participações políticas desde muito cedo.
Tornou-se advogado em 1932 e, na sua ascensão como político, o mineiro atuou nos cargos de vereador, prefeito, deputado estadual e federal, governador, senador e ministro.
Aos 75 anos, eleito, mas não empossado, Tancredo faleceu carregando as esperanças do Brasil para a redemocratização, sendo o primeiro civil eleito em 25 anos.
No próximo dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, serão completados 40 anos da morte de Tancredo, ocasião que foi de muita comoção nacional.