News

Brasil será sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

O Brasil foi escolhido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. A eleição ocorreu nesta sexta-feira (17) durante o 74º Congresso da Fifa, realizado em Bangcoc, na Tailândia.

Na disputa, o Brasil superou uma candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda, recebendo 119 votos contra 78 da candidatura europeia. A proposta brasileira, que recebeu a melhor avaliação dos técnicos da Fifa em relatório divulgado em maio, destacou-se pelo suporte dos estádios e pelo apoio do Governo Federal.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, afirmou que a escolha trará um grande impacto positivo para o futebol feminino no Brasil e na América do Sul. A comitiva brasileira presente na eleição contou com a participação de ex-jogadoras como Aline Pellegrino e Formiga, além da atacante Kerolin e do ministro do Esporte, André Fufuca.

Foto: FIFA

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será realizada entre 24 de junho e 25 de julho. Dez dos 12 estádios utilizados no Mundial masculino de 2014 serão reaproveitados, com exceção da Arena das Dunas, em Natal, e da Ligga Arena, em Curitiba. O jogo de abertura e a final acontecerão no Maracanã, no Rio de Janeiro.

A competição, que será a décima edição do torneio, já passou por países como China, Suécia, Estados Unidos, Alemanha, Canadá e França. A seleção espanhola é a atual campeã mundial. O Brasil, como país-sede, garantiu automaticamente sua vaga no torneio, buscando um título inédito.

Marta, a maior artilheira da história das Copas, tanto femininas quanto masculinas, representa uma das maiores esperanças do Brasil para a competição. O país já participou de todas as edições do Mundial feminino e foi vice-campeão em 2007.

Na última Copa, realizada na Austrália e na Nova Zelândia em 2023, o Brasil foi eliminado na fase de grupos. Após a campanha insatisfatória, Pia Sundhage foi substituída por Arthur Elias como treinador da seleção.

Arthur Elias destacou a tradição e os recentes investimentos no futebol feminino brasileiro, afirmando que o objetivo é conquistar o título dentro do país, inspirando novas gerações de jogadores e torcedores.

Leia anterior

Casa de Pedro convida para o 3° Paella Vegetariana

Leia a seguir

Nyck Capaci fala sobre preconceito e inclusão no Dia Internacional Contra a LGBTfobia