Viaturas blindadas serão distribuídas nas superintendências regionais; preparação e treinamento serão realizados nas equipes
Os candidatos nas eleições deste ano terão a proteção da Polícia Federal (PF), além de uma preparação e treinamento nas equipes, viaturas blindadas serão distribuídas para todas as superintendências regionais, de acordo com nota divulgada nesta terça-feira (12), em Brasília.
Segundo a PF, ”A operação terá início após a homologação em convenção partidária da candidatura, em observação à legislação vigente (que tem o prazo para acontecer entre 20 de julho e 05 de agosto do corrente ano). Serão mais de 300 policiais envolvidos entre aqueles que comporão as equipes dedicadas de proteção e aqueles das unidades especializadas que apoiarão as equipes dedicadas às visitas dos candidatos aos seus respectivos estados.”
Os policiais federais, chefes e operadores, serão selecionados com base em sua experiência na área de proteção à pessoa e operacional.
De acordo com a Polícia Federal, um grupo de inteligência policial que atuará em todo o processo eleitoral irá formar as equipes de cada candidato com base em uma análise de risco. A própria PF criou a metodologia de análise especificamente para a atividade de proteção aos candidatos, sendo atualizada periodicamente, inclusive pensando em fatores sócio-políticos.