News

Canibais, tigres e outros bichos

João Paulo Vieira

Vi um comentário do escritor, jornalista e ex-deputado federal, Fernando Gabeira, onde ele teceu uma conexão do Realismo Fantástico — estilo também conhecido como Realismo Mágico ou Maravilhoso, surgido no sec. XX —, com fatos que atravessamos no Brasil.
Visto em várias formas de expressão artística, em especial na literatura, o Realismo Fantástico mesclou elementos mágicos à realidade. Tal característica propiciou a crítica sociopolítica, principalmente na literatura latino-americana, a exemplo de Gabriel García Márquez — Cem Anos de Solidão —, na Colombia; Isabel Allende — A Casa dos Espíritos —, no Chile; Julio Cortázar e Jorge Luis Borges — O Jogo da Amarelinha / O livro dos seres imaginários —, na Argentina; Mario Vargas Llosa — A Festa do Bode —, no Peru, entre outros.
Ao olharmos para qualquer lado, seja no cenário político, climático ambiental, social etc., surgem de todos os cantos imagens bizarras e cenas fantásticas capazes de superarem a imaginação de grandes autores, pintores, cineastas…


O gado que, cedo ou tarde, seria churrasco correu desembestado, em meio ao fogaréu em Rio Verde, “no” Goiás. O estouro foi tanto, que nem Beremiz Samir — O Homem que Calculava de Malba Tahan —, conseguiria contar as cabeças ou patas dos desgarrados. Longe, Seo Luiz Antônio mandava água com a mangueira do jardim, contra a queimada em Colinas do Sul, já que ninguém mais o fazia.
A “terra da garoa” despejou fuligem que só, mas deu para ver o “coach” harmonizado ser barrado no palanque do inominável, em pleno 7 de setembro, pós queda inglória do ex-ilibado ministro — pois é —, no DF.
Com tanta fumaça e fogo, tigres querem abrigo constitucional.
Em simultâneo, a “bet influencer” presa saiu da cela, ovacionada e carregada por fãs adoradores de tornozeleiras. “Saidinha” revista, ela ganhou diárias pagas pelo Estado, numa colônia “all-inclusive” de Buíque, PE, lugar muito frequentado e domicílio das “Canibais de Garanhuns”. Só não é “pé na areia”.

João Paulo Vieira é escritor, autor de ‘Contos em realidade aumentada’, e articulista no Jornal Terceira Visão

Leia anterior

Raquete para Todos é destaque em matéria da Globo

Leia a seguir

La Niña tem 71% de chance de ocorrer entre setembro e novembro