Notícias Gerais

Casos de raiva no país acendem alerta para a prevenção

A raiva é uma doença viral grave, transmitida pela saliva de animais contaminados. Cães, gatos, morcegos e até saguis podem ser transmissores da doença, que não tem cura após o aparecimento dos sintomas. Recentemente, casos registrados em humanos têm levantado preocupações, reforçando a importância da vacinação e da busca por atendimento médico imediato em casos de mordida.

A veterinária Michelli Casamassa, proprietária da Aminalize, em Valinhos, alerta para os riscos e formas de prevenção. “Os sintomas incluem salivação excessiva, dor de cabeça, febre, náusea, mal-estar, dor de garganta e irritabilidade”, explica. Além disso, a doença pode se manifestar com sensibilidade no local da mordida e mudanças comportamentais no animal.

Em Valinhos, não há registros confirmados de casos recentes em humanos, mas a veterinária ressalta que a doença tem sido diagnosticada em diferentes estados do país. “Pessoas foram contaminadas após mordidas de cães, gatos e até ao alimentar saguis”, comenta Michelli.

A vacinação anual é a principal forma de proteger os pets da doença. “Todos devem garantir a imunização de seus animais de estimação. Isso também reduz o risco de transmissão para os humanos”, enfatiza.

Caso alguém seja mordido por um animal suspeito, a recomendação é buscar atendimento médico imediato. “Informe que a mordida veio de um animal de rua ou de um possível transmissor, como cães, gatos, saguis e morcegos”, reforça.

Infelizmente, quando um animal é diagnosticado com raiva, não há tratamento. “O animal acaba indo a óbito, e seu corpo deve ser encaminhado ao serviço de zoonoses para análise e confirmação da doença”, explica Michelli.

Para cuidados com a saúde dos pets, Michelli Casamassa atende presencialmente na Aminalize, onde todas as dúvidas podem ser esclarecidas.

📍 Endereço: R. Rui Barbosa, 100 – Jardim Primavera, Valinhos-SP
📅 Horários de atendimento:
🔹 Segunda a sexta: 8h30 às 19h00
🔹 Quarta-feira: 8h30 às 18h00
🔹 Sábado: 8h00 às 13h00

Leia anterior

Valinhos rumo ao futuro como polo de Biotech e Farma

Leia a seguir

José Lino: 32 anos de dedicação ao DAEV e à cidade de Valinhos