Hoje a empresa produz mais de 100 mil peças de barro mensalmente que são distribuídas para todo o Brasil
A Cerâmica Motta foi fundada 1955, em Valinhos, no bairro Vera Cruz, pelos irmãos Antônio Motta, conhecido como Tunico, e Roque Motta, conhecido como Maneco e destinava sua produção para pequenas peças de barro. Era chamada inicialmente de Cerâmica Santa Catarina, em homenagem a mãe dos fundadores, D. Catarina.


Os fundadores, nos períodos iniciais, sempre mantiveram as portas abertas para atenderem a demanda das escolas em conhecer o trabalho da empresa, sempre com muito carinho com os alunos e professores. Quem não se lembram dos trabalhos realizados com argila, na matéria de Formação Especial?
Os tempos foram passando e a produção começou a crescer. Em 1970, passaram a produzir louças de barro para bares, hotéis e restaurantes, sempre trilhando um caminho de crescimento e aperfeiçoamento constante.


Com uma filosofia de trabalho sempre voltada para a qualidade de seus produtos, os irmãos Motta desenvolveram, após inúmeros testes, um esmalte que não contém chumbo, garantindo total vitrificação da peça e completamente inofensivo à saúde.
Desde então, sempre objetivaram o aumento da capacidade de produção, alterar a sede para o bairro Macuco, o que hoje resulta em 100 mil peças de barro produzidas mensalmente, por seus 27 funcionários e distribuídas para todo o Brasil.


Os atuais proprietários são: Luiz Carlos Motta, Daniel Farat Motta, Daniel Henrique Motta e Luciano Galvão Motta.