Secretaria da Saúde responde demandas de munícipes encaminhadas ao JTV

Dúvidas e questionamentos enviados pela população para o Jornal Terceira Visão

Quantas pessoas aguardam na fila de exames médicos?

Já realizamos diversos mutirões, como os oftalmológicos, para atender a demanda. Sobre exames, importante ressaltar que não há grandes demandas e que tem sido atendidas. Ainda, é importante ressaltar que estas demandas são dinâmicas e hoje fazemos mais exames por mês do que são solicitados. Alguns mutirões auxiliam pontualmente determinado tipo de exame.

Quantas pessoas aguardam por cirurgias eletivas?

Aproximadamente 6000 munícipes, sendo que destes mais de 4 mil são casos que só podem ser gerenciados via Governo do Estado, via sistema CROSS, pela complexidade. Os demais são casos que dependem das tratativas a serem finalizadas com um hospital de referência, sendo que a Santa Casa não tem aceito os termos legais e, assim, ainda não foi concluído o processo. A Prefeitura já tem um chamamento a ser publicado para buscar outros hospitais, conforme nota divulgada, para atender essa demanda.

O Cismetro vem contribuindo com a realização dos exames, consultas e cirurgias?

Sim, a CISMETRO já realizou metade das cirurgias de catarata e a outra metade deve ser realizada em breve. Os exames também estão sendo auxiliados com a ajuda da CISMETRO.

Como está a fila do CROSS na região para as cirurgias de alta complexidade?

A fila de alta complexidade (gerenciadas pelo Estado, já que são cirurgias que necessitam de um porte de hospital que Valinhos não tem) sempre foi alta. No período pós pandemia ela naturalmente e, infelizmente, subiu muito, mas o Estado (pela CROSS), com o retorno dos hospitais regionais, está voltando a oferecer mais vagas de cirurgia de alta complexidade.

Quais as ações que o município vem tomando para melhoria da situação da saúde mediante as demandas?

O município, dentro das ações de legalidade, transparência e eficiência, vem trabalhando para que o recurso, que é finito, seja destinado da melhor maneira e atendendo o maior número de cidadãos. Para isso, é necessário planejamento, que vem sendo realizado e é o ponto central do nosso trabalho.

Leia anterior

Cerâmica Motta completa 67 anos de história em Valinhos

Leia a seguir

Valinhos avança com a construção da segunda linha de captação do Rio Atibaia