Chuva de meteoros Orionídeas promete espetáculo no céu do Brasil nesta quarta-feira

Em locais com céu limpo e pouca iluminação artificial, será possível observar até 20 meteoros por hora

A chuva de meteoros Orionídeas deve iluminar o céu brasileiro a partir da noite desta terça-feira (21), oferecendo um verdadeiro espetáculo astronômico. O fenômeno é formado por fragmentos deixados pelo famoso cometa Halley e poderá ser observado a olho nu, especialmente nas madrugadas dos dias 22 e 23 de outubro, quando atinge o pico de atividade.

De acordo com a NASA, a intensidade deste ano pode ser até 20 vezes maior que o normal, com meteoros cruzando o céu a uma velocidade de cerca de 66 quilômetros por segundo.

O período de maior visibilidade será entre meia-noite e 2h da manhã de quarta (22) e quinta-feira (23). Em locais com céu limpo e pouca iluminação artificial, será possível observar até 20 meteoros por hora. Nas grandes cidades, por conta da poluição luminosa, a estimativa é de 5 a 10 meteoros por hora.

“É um fenômeno recorrente e um dos mais bonitos do ano. Mesmo que a contagem por hora não seja altíssima, os rastros luminosos das Orionídeas costumam ser longos e brilhantes”, destacou a NASA em comunicado.

A chuva de meteoros ocorre quando a Terra cruza a trilha de partículas deixadas pelo cometa Halley. Ao entrarem na atmosfera, essas pequenas partículas queimam rapidamente, formando os riscos luminosos no céu.

Dicas para aproveitar o fenômeno:

Procure um local escuro e aberto, longe de luzes artificiais; Olhe para o leste, na direção da constelação de Órion; Observe a olho nu — o uso de telescópios não é indicado; Chegue com antecedência e aguarde cerca de 20 minutos para que os olhos se adaptem à escuridão. Se o tempo colaborar, o espetáculo promete encantar observadores em todo o país.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Espetáculo “Mar” do Grupo Memento será apresentado no Teatro Municipal em 28 de outubro

Leia a seguir

Sanebavi capacita servidores para trabalho seguro em altura