Clube Atlético Valinhense e o Esquadrão Fantasma

A história de um time e um espaço de lazer que se reinventou através dos anos

Inaugurado em 20 de setembro de 1925, o Clube Atlético Valinhense (CAV), é uma respeitável instituição na cidade de Valinhense. Sua charmosa sede, localizada na Avenida Onze de Agosto, 2095, no centro da cidade, destaca-se no panorama local.

O CAV tem uma história marcante no futebol, tendo participado de quatro edições do Campeonato Paulista de Futebol, duas na Segunda Divisão (hoje Série A-2) em 1951 e 1952, e duas na Terceira Divisão (hoje Série A-3) em 1954 e 1955, sendo a primeira equipe local a adentrar o profissionalismo.

Depois de marcar presença nos campos, o CAV evoluiu para um clube social, recreativo e poliesportivo de grande sucesso. Surgiu da paixão pelo futebol, que era a principal forma de entretenimento da época. Os jogos eram realizados nas fazendas ou em cidades vizinhas, até que decidiram construir seu próprio campo de futebol em 1926, próximo ao local onde hoje ficam alguns barracões da Gessy Lever.

Devido a problemas com inundações na época de chuvas, construíram um novo campo onde hoje se localiza a igreja da Vila Santana. Por mais de uma década, desde o início dos anos 30 até o início dos anos 40, o clube se estabeleceu lá.

Após a compra de um terreno no centro da cidade, o clube permaneceu por mais 25 anos, onde floresceu o famoso “Esquadrão Fantasma”, um time respeitado pela sua excelência.

O clube, que também contava com um parque aquático, sala de carteado, quadra poliesportiva e salão social, era palco de muitos bailes de carnaval e de debutantes. A própria escola de samba do CAV, a Unidos da Madrugada, encantava o público e colecionava vitórias.

Mesmo com a desapropriação de sua área em 1968 por razões políticas, o CAV encontrou uma oportunidade para se reinventar. Com a aquisição de uma nova área na Avenida Onze de Agosto em 1969, construíram um novo clube.

Como Valinhos, o CAV também cresceu. Agora, sediado em uma área nobre da cidade, o clube dispõe de uma natureza exuberante, três campos de futebol, cinco quadras de tênis, três quadras poliesportivas, instalações para tênis, bocha, sinuca, lanchonete, saunas seca e à vapor, um parque aquático com três piscinas (incluindo uma aquecida), quiosques, pista de Cooper, academia de musculação, estacionamento interno, e um salão social para eventos. O Clube Atlético Valinhense continua a ser um ambiente grandioso e familiar para os moradores de Valinhos.

Leia anterior

App pet oferece funcionalidades gratuitas para causa animal

Leia a seguir

Bepe Spadaccia: um ícone inesquecível