News

Com represas em 91,4% da capacidade, Valinhos mantém a bandeira azul no combate à crise hídrica

Manter os hábitos sustentáveis é indispensável para garantir que a cidade atravesse períodos de estiagem sem grandes impactos

Valinhos continua sendo exemplo no Plano Municipal de Enfrentamento à Crise Hídrica, permanecendo na bandeira azul, que indica condições normais de nível e vazão nos mananciais. Segundo o boletim mais recente da “Sala de Situação” do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), o volume das represas municipais está em 91,4% da capacidade total.

O desempenho hídrico positivo é resultado, em parte, das chuvas de novembro, que somaram 200mm, um volume 39,6% superior à média esperada para o mês, de 143,22mm. Esses números se assemelham aos de novembro de 2023, quando foram registrados 206mm, equivalentes a 135,8% da média prevista.

Para dezembro, a média histórica é de 194,69mm. Porém, os desafios climáticos são evidentes: no ano passado, o volume ficou 31,8% abaixo do esperado, mostrando que o cenário pode variar de forma significativa de um ano para outro.

Mesmo com o atual cenário favorável, é fundamental que a população continue atenta ao uso consciente da água. Manter os hábitos sustentáveis é indispensável para garantir que a cidade atravesse períodos de estiagem sem grandes impactos.

A bandeira azul não significa ausência de risco, mas sim um convite à responsabilidade compartilhada. O compromisso da comunidade é essencial para preservar os recursos hídricos e assegurar a sustentabilidade para as gerações futuras.

Valinhos mostra que, com planejamento e colaboração, é possível enfrentar a crise hídrica de forma eficaz, mas o trabalho precisa ser contínuo e permanente.

Leia anterior

Comércio de Valinhos organiza chegada do papai noel neste sábado, 7

Leia a seguir

Eleita a rainha e princesas da Festa do Figo e Expogoiaba 2025