Comandante da PM se posiciona sobre reclamações de moradores do bairro Castelo

Capitão Fábio Azevedo afirmou que local tem recebido rondas e orientou comunidade a dar queixa na delegacia

Por Bruno Marques

A respeito do problema de segurança relatado por moradores do bairro Castelo, o Jornal Terceira Visão questionou a Polícia Militar de Valinhos. Seu comandante, o capitão Fábio Azevedo respondeu a demanda e posicionou a corporação em relação aos fatos.

“No ano passado tivemos alguns registros de ocorrência relacionados a infratores da lei, geralmente envolvidos com consumo de drogas e álcool nas proximidades do local citado. Nossos policiais no período, através do apoio da comunidade, receberam informações e relatos dos possíveis envolvidos, e em patrulhamento preventivo realizaram algumas prisões de criminosos no bairro. Esses criminosos ficaram à disposição da justiça e os delitos registrados diminuíram significativamente”, relatou.

O capitão afirmou que a Polícia Militar tem feito rondas no local: “O bairro é constantemente patrulhado com viaturas de 4 e 2 rodas”. Ele ainda garantiu que, “pelas estatísticas criminais é possível observar uma queda nas ocorrências na região, o que pode ser decorrente das ações tomadas”.  

Importância de se registrar os delitos

Contudo, o comandante da PM ressaltou que, caso haja fatos que não tenham sido registrados, o mesmo orienta a comunidade a registrar na Delegacia de Polícia, qualquer ilícito penal, pois somente com essas informações pode-se planejar de forma mais eficiente o policiamento. “Os registros também são necessários para que haja o competente inquérito policial e investigação dos fatos para que se possa chegar aos infratores da lei, e estes possam responder criminalmente pelas ações perpetradas”, reforçou.  

De acordo com o capitão PM Fábio Azevedo, os boletins de ocorrência registrados servem como subsídio para investigação da Polícia Civil sobre os autores dos delitos, bem como para planejamento das ações de prevenção por parte da Polícia Militar.

“A Polícia Militar realiza o patrulhamento preventivo no local conforme planejamento, bem como atua repressivamente em atendimento a ligações do telefone 190. Ainda é realizado pelos policiais militares, contato com a comunidade que nos ajuda com informações a combater as ações dos infratores da lei”, concluiu.

Leia anterior

À Mulher

Leia a seguir

Valores a Receber dos Bancos