Conferência “A Arte de Educar com Inclusão” acontece nessa sexta (31)

Educadora Gabriela da Silva Duarte

A palestra a Arte de Educar com inclusão chega na cidade de Vinhedo, dia 31, para celebrar o mês dos professores e acolher educadores, familiares e cuidadores de pessoas com deficiência com foco em autismo. O encontro acontece no Memorial de Arte Adelio Sarro, às 19h, com uma contribuição de R$ 45.

A conferência é uma iniciaiva que marca o início da parceria entre o artista Adelio Sarro e a educadora Gabriela da Silva Duarte, que é a criadora do projeto “Cuidando de quem cuida”

“Educar é um ato coletivo. Todos nós, em algum momento, participamos da formação de alguém — seja em casa, na escola, no trabalho ou ao acolher uma situação de vulnerabilidade. A formação é conjunta, eu aprendo tanto quanto ensino. Meu papel é abrir espaços de diálogo, propor estratégias e valorizar o que já dá certo”, afirma a educadora.

Com foco para professores, cuidadores, auxiliares de convivência, mães, pais e familiares de pessoas com deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro tem como objetivo oferecer um espaço de acolhimento, reflexão e valorização às pessoas que dedicam sua trajetória ao cuidado e à promoção da inclusão.

 “Muitos desses profissionais e familiares estão exaustos, sem apoio e sem acolhimento. Essa palestra é uma forma de dizer que eles também precisam ser cuidados, reconhecidos e fortalecidos emocionalmente”, destaca Fernanda Teixeira, presidente da ACESA Capuava, entidade de Valinhos (SP) que atende mais de 180 crianças com deficiência, a maior parte com autismo.

A palestra marcará simbolicamente o Mês dos Professores, homenageando o papel fundamental desses profissionais na construção de uma sociedade mais inclusiva e empática. A contribuição de R$ 45,00 será destinada à Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava (ACESA), fortalecendo o impacto social da iniciativa.

Leia anterior

Trump e Lula discutem acordo comercial entre Brasil e EUA após reunião na Malásia

Leia a seguir

Joana Palmeira conquista título do Paulistão 2025 de Tênis de Mesa e vaga na Seleção Paulista