Conheça a história de São João, santo católico das festas juninas























Cristãos consideram a vida de João como preparação para o nascimento de Jesus

No mês de junho existem diversas comemorações para santos da igreja católica. No dia 24 de junho é celebrado o nascimento de João Batista, conhecido como São João. Ele foi o profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo, que era seu próprio primo. Além disso, foi ele quem batizou Jesus.

A festa de São João é uma das comemorações das festas juninas Ele é o único santo que tem tanto o nascimento quanto seu martírio, em 29 de agosto, celebrados em duas solenidades pela Igreja. Os cristãos interpretam a vida de João como uma preparação para o nascimento de Jesus. De acordo a Bíblia, os pais de João, Zacarias e Isabel, não tinham filhos e não conseguiriam ter.

O pai de João, recebeu a visita do Arcanjo Gabriel, que apareceu para ele e anunciou que sua esposa daria à luz uma criança e que ele deveria chamá-lo de João. Não acreditando na mensagem de Gabriel, Zacarias perdeu a voz. Quando seu filho nasceu, seus parentes queriam colocar o nome do pai e Zacarias, mudo, escreveu: “Seu nome é João”, assim teve sua voz devolvida.

Leia anterior

Capivaras de Campinas terão censo, castração e chip

Leia a seguir

Júlio Zorzetto explica a importância da yoga no cotidiano dos praticantes