News

Coordenadoria da Mulher promove 1º Seminário sobre Lutas e Desigualdades 

Evento visa conscientizar sobre os tipos de violência existentes

A Coordenadoria Especial de Políticas para Mulher (CEPM), vinculada à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, promove o 1º Seminário da CEPM 2023 aberto à população na próxima sexta-feira (28), a partir das 13h30, no auditório do Senai da cidade.

O evento será dividido em duas palestras que abordarão os tipos de violência de gênero, principalmente no mundo corporativo, por meio da celebração do Dia Nacional da Mulher e o Dia Nacional do Combate ao Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho. 

“Temos a oportunidade de celebrar ambas as datas, aproveitando para fazer uma reflexão sobre a violência sofrida por mulheres, meninas, por homens também e o grupo LGBTQIAP+, principalmente quando se refere à violência moral em ambiente de trabalho”, explicou a responsável pela CEPM, Marilene Santos.

A palestra sobre o Dia Nacional da Mulher, instituído em 30 de abril de 1980, será ministrada pela advogada Alexsandra dos Santos Parra, que também ocupa as presidências do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Comissão da Mulher OAB, ambas em Valinhos.

Já a palestra sobre o Dia Nacional do Combate ao Assédio Moral e Sexual no Ambiente de trabalho, fica a cargo da advogada especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Cláudia Regina de Melo Melchert, que também é presidente da Comissão Direito do Trabalho da OAB da cidade e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).

DATAS
O dia 30 de abril foi instituído pela Lei nº. 6.791 de 09 de junho de 1980 como o Dia Nacional da Mulher, homenageando ao nascimento de enfermeira Jerônima Mesquita, considerada uma líder e pioneira na luta pelos direitos da mulher, por quase 70 anos. 

Jerônima foi uma das pioneiras na luta pelo direito ao voto feminino, atuando no movimento sufragista de 1932. Com Bertha Lutz e Maria Eugênia, em 14 de agosto de 1934, lançaram um manifesto à nação, chamado de Manifesto feminista. 

No dia 2 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral e Sexual no Trabalho.

Leia anterior

Mostra do CasaShopping é assinada pela decoradora Ale Rangel

Leia a seguir

Times tech e DPO atuam na co-criação de soluções seguras