News

Cuidado e carinho com as mães de filhos autistas

Sou filha e também sou mãe de dois meninos. E como policial militar e atuando também no Bombeiros eu socorri e cuidei de mães, de filhos em diversas situações, mas jamais imaginei o que as famílias com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sentem, o que vivem. Só essas mães sabem a verdade.

O estresse experimentado por mães de pessoas com TEA, por exemplo, chega a ser semelhante ao estresse crônico enfrentado por soldados combatentes, segundo um estudo feito com famílias norte-americanas e divulgado no Journal of Autism and Developmental Disorders. Isso significa que o estresse de uma mãe ou de uma avó que cuida de uma pessoa com TEA chega a ser igual a de um soldado de guerra.

Portanto, todas, movidas pelo amor, são verdadeiras guerreiras, mas guerreiras que precisam ser cuidadas também. Por isso, neste Dia das Mães, minha singela homenagem.

Como prefeita, como gestora, tenho ciência do desafio que é cuidar e tratar dos nossos autistas, afinal, é um diagnóstico relativamente novo, com descobertas recentes, e somente agora falado mais amplamente em nossa sociedade.

Por isso, mesmo assumindo esse governo no meio de uma pandemia que paralisou muitos projetos e nos obrigou a adiar algumas tomadas de decisões, nós não nos esquivamos de implantar o Centro de Referência do Autismo em Valinhos. Ao contrário de muitos municípios brasileiros, nós dispomos desse serviço público gratuito.

Converso sempre com as mães, com os profissionais e esse Centro tem uma importância fundamental no tratamento e desenvolvimento dos pacientes. São diversos efeitos positivos na vida das nossas crianças, que são atendidas com muito amor e carinho.

E isso alivia, acalenta nosso coração. Acalenta, mas não a ponto de achar que está bom porque sabemos que precisamos de mais e que mais famílias também precisam desse serviço público de excelência, que ajude esses pacientes a se desenvolver, onde são estimulados, tratados como amor, respeito e integridade.

É isso que desejo para vocês, mães também. É isso que desejo aos filhos de vocês e tenham certeza de que, como mãe, como mulher, eu tenho esse compromisso de continuar lado a lado. Vou sempre ouvir vocês para que possamos ampliar serviços e melhorar ainda mais essa assistência que vocês aguardaram por muito tempo e que felizmente agora nós oferecemos aqui em Valinhos.

Leia anterior

Jd. Monte Verde e no Resid. Vale do Itamaracá têm fornecimento de água afetado nesta terça

Leia a seguir

Como aquele cavalo