Evento reúne artistas de 29 estados brasileiros e 16 países e consolida a cidade como a Capital Internacional da Arte Naif


A artista plástica Eliete Tordin, de Valinhos (SP), é uma das representantes brasileiras confirmadas na 6ª edição do Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), que será realizada em Guarabira (PB) a partir do dia 29 de maio. Conhecida por seu estilo colorido, lúdico e carregado de emoção, Eliete participa de um dos maiores encontros dedicados à Arte Naif no mundo.
O evento transforma Guarabira, no interior da Paraíba, na “Capital Internacional da Arte Naif”, reunindo artistas de 29 estados do Brasil e de 16 países. A abertura oficial acontece às 19h, na Câmara Municipal de Guarabira, seguida pelo vernissage da exposição no Casarão da Cultura, às 20h.
Festival valoriza expressão autêntica e espontânea
Realizado este ano pelo Ministério da Cultura, o FIAN celebra a produção de artistas autodidatas que retratam o mundo de maneira única, usando cores vivas e composições imaginativas. Segundo o coordenador do projeto, Adriano Dias, o festival é uma vitrine mundial para a Arte Naif e terá itinerância nas unidades da CAIXA Cultural em Fortaleza (de 12/08 a 14/09) e Brasília (de 07/10 a 09/11).
Programação diversificada
Além da exposição principal, o FIAN contará com concertos musicais, oficinas artísticas, passeios culturais e outras atividades abertas ao público. O objetivo é democratizar o acesso à Arte Naif, promovendo intercâmbio cultural e valorização dos artistas populares.