Etapa é realizada para conferir se há qualquer vazamento
O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) realizou nesta quinta-feira, 25, os testes para verificar o funcionamento do trecho por gravidade da nova adutora do Rio Atibaia. A obra é um investimento do plano de Governo da prefeita Capitã Lucimara na área de saneamento básica na cidade.
A etapa de testes é realizada para conferir se há qualquer vazamento, verificar o funcionamento dos registros e das ventosas, para que os 35 litros por segundo cheguem à Estação de Tratamento de Água (ETA) II. Além disso, as caixas de inspeção das ventosas serão finalizadas.
“É uma obra complexa e que exige todos esses cuidados, para que possa entrar em operação de forma segura, conferido à cidade mais capacidade hídrica no momento no qual ela tanto precisa”, disse o presidente do DAEV, o engenheiro civil e sanitarista, Walter Gasi.
Além do novo trecho por gravidade com seus 2,2 mil metros já finalizados, a nova adutora do Rio Atibaia terá o trajeto total de 3.834 metros. Outra parte será feita na área rural, com 1.634 metros.
Com a conclusão da obra, o DAEV conseguirá captar mais 90 litros por segundo, o que representará, aproximadamente, a mais de 7,7 milhões de litros por dia no sistema de abastecimento da cidade.
A empresa que está responsável pela execução da obra, por meio da Tomada de Preços nº 1/2022, é a CONESAN Construção e Saneamento Ltda – EPP (CREA/SP 0344566).