

Brincadeiras, apresentações culturais, oficinas e muito mais marcaram as comemorações do Dia das Crianças em Valinhos. Cerca de 400 crianças e suas famílias participaram, no último sábado (11), de uma manhã de muita diversão e alegria na Praça Washington Luís, em uma ação promovida pela Prefeitura de Valinhos, sob coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo.
O evento reuniu brincadeiras, apresentações culturais, oficinas e atividades educativas, transformando o espaço público em um grande ponto de lazer. Entre as parcerias, estiveram a oficina de argila do grupo Artefrut, a distribuição de mil livros pela Fundação Educar e Associação Valinhense de Letras (AVLA), além de algodão doce, pipoca e brinquedos — como cama elástica e piscina de bolinhas — oferecidos pela Associação dos Microempreendedores de Valinhos (AMAR).
A programação cultural contou com apresentações de dança dos alunos do Centro Cultural Vicente Musselli, oficina Corpo e Movimento Criativo (via Lei de Incentivo à Cultura – PNAB), oficina de balangandã, contação de histórias e modelagem com massinhas. A Secretaria da Saúde também marcou presença, com ações de conscientização sobre prevenção à dengue.
O prefeito Franklin Duarte de Lima e o vice-prefeito Luiz Mayr Neto acompanharam o evento. Para o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, a celebração do Dia das Crianças reforça o papel da cultura como ferramenta de integração social.
“A presença das famílias, escolas e instituições culturais reforça o propósito de promover atividades educativas e de lazer em nossos espaços públicos. A ocupação da Praça Washington Luís com ações dessa natureza fortalece o convívio comunitário e o acesso à cultura em Valinhos”, destacou Bizarri.
Os pais também elogiaram a iniciativa. Luana de Araújo Jorge Silva e Bruno Fernando Gomes da Silva levaram a filha Luna e aprovaram o evento.
“Está muito divertido e educativo. É um tempo de qualidade em família”, disse o casal.
A moradora de Campinas Thaisa Córdoba levou as filhas gêmeas Livia e Yasmim e elogiou a estrutura.
“Soube pelo meu irmão que mora em Valinhos e viemos participar. Está bem divertido e interativo”, contou.