Dia do Bombeiro Brasileiro é celebrado em 2 de julho

Data homenageia dedicados heróis que arriscam as suas vidas para proteger outras

É no bombeiro que o brasileiro mais confia. Já é notório em diversas pesquisas de opinião pública que esta classe é a mais confiável e mais respeitada pela população. E numa época de extrema carência de confiabilidade em agente públicos, aqueles que combatem chamas e demais situações de risco são tidos como verdadeiros heróis da vida real.

No dia 2 de julho comemora-se o Dia do Bombeiro, corporação da Defesa Civil que se encontra diretamente ligada à Polícia Militar. A data foi decretada oficial no Brasil no ano de 1954, e hoje já existe há mais de 150 anos. Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram em 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.

Antes da criação dessa corporação, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos, além de contar com a boa sorte de se encontrar água em abundância na localidade. As latas iam passando de mão em mão, até chegar ao local do incêndio, de forma bem simples e arriscada, podendo causar maiores danos, em razão da falta de preparo das pessoas.

Resgates e trabalhos sociais

Podemos acessar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o país. Mas esse número deve ser preservado de trotes e brincadeiras de mau gosto, pois podem atrapalhar no salvamento de vidas que estejam em perigo. A profissão de bombeiro é muito bonita e deveria ser mais valorizada, pois colocam suas vidas em perigo para salvar a vida de outras pessoas.

Além de servirem para apagar fogo, esses profissionais são preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, socorrer animais em situações difíceis, asfixia, tentativa de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes e desaparecimentos em florestas. Fazem ainda fiscalização em empresas, garantindo condições de primeiros atendimentos em caso de incêndios.

Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos, levando para as escolas orientações a jovens e crianças sobre formas de evitar acidentes, cuidados em represas, piscinas e praias. Além desses, mostram o quanto é importante ter atitudes corretas enquanto cidadãos, como manter a ordem de nossas cidades, respeitar as leis, e cumprir com nossas obrigações.

Comandante do Corpo de Bombeiros de Valinhos celebra importância da profissão e alerta para o problema de queimadas

E para enaltecer ainda mais a data celebrada, o Jornal Terceira Visão entrevistou o comandante do Corpo de Bombeiros de Valinhos. O tenente Vitor Chaves tem 34 anos, e além das formações específicas, também é bacharel em Direito e Engenharia Civil.

tenente Vitor Chaves

Desde quando existe o Corpo de Bombeiros em Valinhos? Qual é a área de atuação de vocês?

O Corpo de Bombeiros de Valinhos foi fundado no ano 2000. A área de atuação dos bombeiros é imensa. Realizamos atendimentos em ocorrências de incêndio, salvamento, resgate, acidentes de trânsito, captura de animais, afogamentos,   ocorrências envolvendo suicida, busca em mata, vazamento de produtos perigosos, entre tantas outras que coloquem vidas em risco.

Como e quando o senhor se tornou bombeiro?

Me formei na Academia do Barro Branco, em 2013, e posteriormente prestei concurso interno para Escola Superior de Bombeiros, onde tive minha formação como bombeiro militar. Estou no comando de Valinhos e Vinhedo desde 2017, tendo desde então, realizado alguns cursos de aperfeiçoamento para melhor atender a população.

Como é seu dia a dia de trabalho?

O trabalho de bombeiro é sempre desafiador devido ao envolvimento emocional e físico que a atividade exige. Quando não estamos atuando em ocorrências há uma rotina pré-fixada, com atividades físicas, conferência de equipamentos diários (precisamos estar sempre prontos) e instruções técnicas e práticas.

No meu caso em específico, sou responsável também pela atividade administrativa, vistorias técnicas de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e o comando das estações de bombeiros dos municípios de Valinhos, Vinhedo e Louveira.

tenente Vitor Chaves

Qual a sua maior satisfação em ser bombeiro?

Poder estar presente em um dos piores dias de uma pessoa e ser um dos profissionais capacitados a tentar fazer a diferença naquele momento.    

Ser bombeiro ainda é o sonho de muitas crianças?

Sem dúvidas. É muito comum nos depararmos com pais trazendo seus filhos em nossa estação de bombeiros com o intuito de conhecer o caminhão e os equipamentos. É muito gratificante e estamos sempre de portas abertas à população.

Quais são os principais desafios a serem enfrentados?

Um dos grandes desafios nos últimos anos em nosso município tem sido o aumento no número de ocorrências de incêndio em vegetação. Principalmente no período de estiagem. Devido ao ar seco e ausência de chuvas, acontecem mais queimadas.

Elas são preocupantes uma vez que prejudicam a fertilidade do solo, danificam a biodiversidade, além da emitirem gases nocivos à saúde e diminuir a visibilidade, podendo causar acidentes e problemas respiratórios na população.

Como é poder ajudar as pessoas nesses momentos emergenciais?

Como citei, ter a possibilidade de fazer a diferença em momentos marcantes de uma pessoa, e tentar mudar essa situação, não tem preço. O trabalho por vezes é exaustivo e nos leva ao limite. Mas, acima de tudo, é muito gratificante e faz tudo valer a pena.

Existe alguma situação que tenha te marcado?

São várias as ocorrências que marcam a carreira de todo bombeiro. Lembro de um afogamento na lagoa do Cambará. Houve muito clamor da população ao redor. Isso sem falar nas ocorrências de acidente de trânsito com vítimas presas às ferragens – inclusive foram áreas das quais procurei me especializar dentro do Corpo de Bombeiros.

Qual foi a maior lição que aprendeu até o momento como bombeiro?

Diante de tantas ocorrências atendidas e a constatação da efemeridade da vida, acredito que passei a valorizar ainda mais minha família, namorada, amigos e os momentos vividos depois que entrei na Corporação. Por mais que você programe a sua vida, a qualquer momento tudo pode mudar. Por isso procuro aproveitar cada momento.

Para finalizar, deixe uma mensagem para os valinhenses

Gostaria de frisar que, em caso de emergências, podem contar sempre com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Além disso, nossa estação de bombeiros fica situada na Avenida Independência e permanece de portas abertas a toda população que queira conhecer.

Leia anterior

12º Festival de Inverno e o 9º Festival Turístico e Gastronômico de Vinhedo acontecem neste final de semana

Leia a seguir

Unidos do Pinheirão vence Campeonato Valinhense de Futsal 1ª Divisão