Diarista conquista o primeiro lugar para cursar engenharia em federal

Com a nota obtida no ENEM, Nadir Chaves agora vislumbra novos horizontes

Por Bruno Marques

Nadir Chaves Luiz Pissardini tem 38 anos, nasceu em Capelinha, Minas Gerais, e mora em Valinhos há mais de 20 anos. Ela é diarista e agricultora. Devido às dificuldades da vida, completou o ensino fundamental através do telecurso e o ensino médio através do ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Tal superação ainda traria louros de glória.

Em entrevista ao Jornal Terceira Visão, Nadir contou que, após fazer a prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e submeter a nota conquistada no Sistema de Seleção Unificada (SISU), conquistou o primeiro lugar numa instituição federal de ensino para cursar engenharia agronômica.

Preparação

Sobre a preparação para a prova, Nadir disse que não teve muito tempo e condições de se preparar. Mas o fez, na maioria das vezes, ouvindo podcasts de aulas através do Spotify enquanto trabalhava. Além disso, ela contou com a contribuição do seu esposo, Paulo. “Ele sempre me incentivou dizendo que seria um sonho possível e plenamente alcançável”, considerou.

A diarista confessou que, num primeiro momento, sentiu um misto de incredulidade e desespero ao saber da conquista: “Confesso que não esperava uma aprovação logo em primeiro lugar e numa instituição federal num curso de grande concorrência como a Engenharia”.

Retorno a Valinhos

Segundo Nadir, que agradeceu Moisés Fernandes – dono do sítio onde mora, por sempre lhe incentivar a estudar -, o principal desafio está relacionado à necessidade de mudança para próximo do campus de Porto Grande – AP. Depois, seu objetivo é retornar a Valinhos como engenheira agrônoma formada por uma das melhores instituições de ensino do país.

Ciente do sucesso, a diarista considera o fato uma superação: “Meu dia a dia no trabalho é bem pesado. Nunca tive um bom ensino de base (fundamental e médio), já tenho 38 anos e dois filhos, um deles de apenas 2 anos”. Além disso, recentemente Nadir teve um problema de saúde gravíssimo. “Tive um problema na córnea e perdi a visão. Tudo isso tornou o desafio desta conquista um pouco mais difícil, mas no final valeu a pena e estou bastante feliz”, concluiu.

Desafios e sonhos

Por fim, a futura engenheira deixou uma mensagem de incentivo: “Não importa o tamanho dos seus desafios, nunca desista dos seus sonhos. Tem um conselho dado pelo astronauta Marcos Pontes: ‘Estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você, que um dia você realizará seus sonhos”.

Leia anterior

Aquele Abraço – Uma canção de resistência

Leia a seguir

Mais de US$ 2,8 bilhões em acordos assinados no terceiro dia do Biban 2023