Diretora da EMEB Pedro Luiz Rodrigues de Souza fala sobre jornada na área da educação no município

Adriana diz que motivação pessoal é inspirada pela superação de desafios, especialmente como mulher e negra, ao conquistar seu espaço na educação

O que mais encanta Adriana em sua profissão é a capacidade de fazer a diferença na vida das pessoas e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva

Por Gabriel Previtale

Nesta edição do Jornal Terceira Visão, entrevistamos a Adriana Pereira da Silva, professora de Português/Inglês efetiva da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, pedagoga e diretora de Unidade Educacional na Secretaria de Educação de Valinhos. Com vasta experiência na área, Adriana compartilha sua trajetória, desafios e perspectivas para a educação no município.

Adriana iniciou sua carreira no Magistério Público Estadual em 1999. Aprovada no concurso público de Valinhos em 2014, começou na EMEB Governador Orestes Quércia em 2016. Desde 2017, ela assume as direções das EMEB Horácio de Salles Cunha e EMEB Pedro Luiz Rodrigues de Souza, contribuindo significativamente para o cenário educacional valinhense.

Estar à frente de uma escola em Valinhos, segundo a diretora, demanda o desafio contínuo de buscar uma educação de qualidade, mantendo o foco nas necessidades individuais de cada aluno e família. O que mais encanta Adriana em sua profissão é a capacidade de fazer a diferença na vida das pessoas e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Sua motivação pessoal é inspirada pela superação de desafios, especialmente como mulher e negra, ao conquistar seu espaço na educação.

Adriana destaca que sua abordagem pedagógica prioriza o desenvolvimento de competências, o compromisso com a educação integral dos alunos e a valorização dos conhecimentos prévios. Inspirada pelos quatro pilares da educação da UNESCO, busca formar cidadãos capazes de conhecer, fazer, viver juntos e ser. A diretora ressalta a importância da integração escola-comunidade, promovendo a participação constante dos pais nas instâncias de decisão da escola, reuniões bimestrais e eventos culturais, estabelecendo parcerias com diversas instituições e secretarias.

A profissional da educação destaca a Sala de Recursos implementada em 2022 para atender alunos com necessidades especiais. Além disso, a escola desenvolve projetos que promovem a inclusão e diversidade, como o Protagonismo e Equidade, que implementa a cultura africana e indígena na escola. Adriana também chama atenção para a Ecoalfabetização com o projeto Naturezando, com o objetivo de experienciar a natureza local, aliando a teoria e a prática no desenvolvimento de habilidades específicas previstas na BNCC, nas disciplinas de Ciências da Natureza, Geografia e História, em parceria com o Acampamento Marielle Vive, onde reside muitos dos alunos da entrevistada. “Foi muito significativo para nossa comunidade escolar. Pelo contexto Histórico – social e participação de nossos alunos”, afirma.

Para a educação no município, Adriana espera investimentos contínuos e valorização do capital humano na educação, assegurando uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos os alunos da Rede.

Em sua gestão, a diretora destaca diversos projetos e atividades escolares, como o Programa Mente Inovadora, Território da Leitura, e diversos projetos sociais e recreativos. Adriana Pereira da Silva personifica o comprometimento e a paixão pelo desenvolvimento educacional em Valinhos, sendo uma referência na comunidade escolar.

Além de sua atuação centrada na educação formal, Adriana destaca iniciativas que enriquecem a vivência dos alunos, como o Show de Talentos, que incentiva manifestações artísticas, e a Festa Junina, valorizando tradições folclóricas e integrando a comunidade.

Para o futuro, a diretora tem planos ambiciosos, como a implementação de novos projetos, parcerias e saídas de campo, enriquecendo o aprendizado dos alunos. Entre eles, destaca-se o projeto “A Cidade da Gente”, que envolve os alunos na produção de um livro sobre patrimônios históricos, ambientais e culturais da cidade de Valinhos.

Leia anterior

Movimento Gentileza Sim completa 10 anos de ações na região

Leia a seguir

Médica especialista em endocrinologia destaca a importância do controle do diabetes