O documentário ‘Memórias Vivas – Imigração Italiana em Valinhos’, produzido pelas valinhenses Mônica Santos e Paula Negrão, da MS Produções; e filmado pela RVB Filmes, terá exibição gratuita na 3ª edição do Festival Viva! Itália, em São Paulo, promovido pelo Museu da Emigração do Estado de São Paulo, nos dias 17 e 18 de agosto.
‘Memórias Vivas – Imigração Italiana em Valinhos’ será exibido no dia 17 de agosto, a partir das 14 horas, em um dos auditórios do museu. Além de assistir ao documentário, o público também poderá participar de uma roda de conversa e apreciar a Exposição Memórias Vivas.
O Documentário produzido pelas valinhenses foi selecionado em edital de seleção de projetos e produzido com recursos do Governo Federal, repassados por meio da Lei Paulo Gustavo ao Munícipio de Valinhos. O documentário foi lançado oficialmente no último dia 25 de junho, no Teatro “Darci Rossi”, na Câmara Municipal de Valinhos, emocionando o público presente.
De acordo com as produtoras valinhenses, o filme apresenta “a trajetória de cinco imigrantes italianos, que realizaram a travessia do Atlântico para a América, de navio a vapor, trazendo em suas bagagens alegria, sonhos, esperança e coragem para iniciar uma nova vida na “Terra di Fortuna”: Brasil”.
O documentário ganha nova visibilidade, chegando à cidade de São Paulo para fazer parte da programação cultural do Festival VIVA! Itália, por ter sido selecionado pela Equipe de Analistas do Museu da Emigração do Estado de São Paulo.
A 3ª edição do festival contará com apresentações artísticas, audiovisuais, oficinas, gastronomia, entre outras atrações, em celebração da cultura italiana. O festival também integra o calendário de comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
CARAVANA
A MS Produções está organizando uma caravana para o dia da exibição do documentário no Museu da Imigração. Mais informações e inscrição para participar podem ser obtidas diretamente com a Monica, pelo WhatsApp (19) 9359-1648. O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, na Mooca, em São Paulo. A entrada para o festival é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do museu.