News

Dr. Victor Bersan fala sobre como evitar que os pets sejam atacados por animais peçonhentos

A demora da administração de medicações pode levar o pet à morte

Por Marcia Duarte

O período de clima quente e úmido, que estamos vivenciando, é propício para a reprodução de animais peçonhentos. Sendo assim, o número de acidentes com estes animais sobe e os pets estão entre as vítimas dos ataques de cobras, aranhas e escorpiões.

Segundo o médico-veterinário Victor Bersan, é importante monitorar os pets, mantendo-os em quintais sem entulho, telhas, madeiras, entre outros materiais armazenados, pois os animais peçonhentos, como: cobras, aranhas e escorpiões, ficam neste ambiente escondidos até reproduzirem. “Os ambientes mais limpos facilitam o cuidado com o pet em todos os sentidos”, ressaltou.

Como os tutores devem agir em caso de picadas?

A curiosidade do pet pode levá-lo a se aproximar de um animal peçonhento, aumentando os riscos de levar uma picada. Dr. Victor orienta que, em caso de picadas desses animais em seu pet, os tutores devem correr para atendimento clínico veterinário emergencial, pois o tempo de ação do veneno consegue ser controlado aplicando o soro antiofídico. “A aplicação do soro, o quanto antes, evitará alterações causadas pela picada no organismo do pet. A demora da administração de medicações pode levar o pet à morte”, salientou.

Acidentes mais comuns

Os animais peçonhentos com os quais mais ocorrem acidentes com pets atendidos na Clínica Bersan, segundo o veterinário, são: picadas de cobras e aranhas. “É importante os tutores ficarem atentos às áreas de vivência do pet e de passeios, como: parques e gramados.

Fique atento aos sintomas

O tutor deve estar atento a qualquer perfuração ou corte na pele do pet. Dr. Victor diz que os sintomas mais comuns em caso de picada de cobra são edemas na região picada, alterações neurológicas, sangramento e urina escura. Já se tratando de picada de aranha, o pet pode apresentar edema, sinais de hematomas na pele e feridas com regiões de necrose.

O veterinário ressalta, novamente, a importância de o tutor levar o pet imediatamente ao atendimento, e o quanto antes, para entrar como o tratamento adequado e ajudar o pet a manter sua saúde e bem-estar.

A Clínica Bersan, há mais de 6 anos no mercado, fica na Av. Joaquim Alves Corrêa, 4233 – Jardim Santo Antonio, Valinhos (SP). Local de excelência para o trato do seu pet.

Leia anterior

The Year of Travel

Leia a seguir

Pimentinha