News

Duas crianças nascem na Upinha de Valinhos em situação emergencial

As mães elogiaram o atendimento humanizado e o empenho da equipe

Na mesma semana, duas crianças vieram ao mundo pelas mãos da equipe da Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico de Valinhos, conhecida como Upinha: os bebês Maria Kira e Raul Cristofer Junior. De acordo com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, a unidade possui os materiais e equipamentos necessários, além de equipe empenhada para atender este tipo de urgência.

Maria Kira de Oliveira do Carmo, filha de Alessandra de Oliveira do Carmo e João Fabiano de Oliveira, nasceu na Upinha no dia 11 de julho. A mãe aprovou o atendimento. “Eu cheguei com contrações e fui muito bem atendida lá, a equipe é muito preparada, foi tudo ótimo”, comentou.

Já no dia 15 de julho, nasceu Raul Cristofer de Souza Silveira Junior, que tem o nome em homenagem ao pai, também Raul Cristofer. A mãe, Elaine da Silveira, chegou na unidade já em trabalho de parto e, em menos de 15 minutos, deu à luz.

“Foi tudo muito rápido, a bolsa estourou em casa, mas não imaginei que ele nasceria tão rápido assim. Quando cheguei na Upinha, eles chamaram a ambulância para me levar ao hospital, em um minuto a ambulância chegou, mas já não dava mais tempo, o Raul já estava nascendo. A equipe foi muito prestativa e eficiente. Ele nasceu com o cordão umbilical enrolado no pescoço e o médico soube conduzir perfeitamente”, disse Elaine.

A equipe da Upinha é formada por enfermeira obstetra, ginecologista obstétrico, pediatras e técnicas de enfermagem, profissionais aptos para realizar o procedimento em casos de urgência, como os das gestantes que chegaram na unidade já em trabalho de parto.

O secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli, explica que a Upinha é equipada com a caixa de parto previamente preparada para receber o recém-nascido e cuidados pós parto, além de materiais de suporte caso ocorra alguma intercorrência no pós parto e com o bebê, carrinho de emergência, medicações, incubadora, kit aspiração, bolsa válvula-máscara, entre outros materiais necessários.

“Em um momento de tanta alegria, poder proporcionar um parto seguro e humano nos faz acreditar que é possível mudar a vida das pessoas”, disse o secretário.

De acordo com a Coordenadora de Apoio da Upinha, Lucia de Paula, as gestantes devem fazer o pré-natal e realizar o ultrassom durante a gravidez, além da cardiotocografia quando indicado, para detectar anormalidades e serem encaminhadas para um serviço especializado. “No caso das pacientes, elas realizaram o pré-natal corretamente e os partos ocorreram naturalmente e tranquilamente. Os bebês apresentaram boa vitalidade ao nascer, vieram com muita saúde”, disse.

Leia anterior

Voleibol Feminino de Valinhos avança para as finais dos Jogos Abertos da Juventude

Leia a seguir

Valinhos conta com 1.032 casos de dengue confirmados neste ano