News

Eleição de Valinhos: Média de bens declarados entre os 264 candidatos é de R$ 285.133

Por Bruno Marques

A página DivulgaCandContas no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite a qualquer interessado consultar as declarações de bens apresentadas por aqueles que disputam as Eleições 2022.
No DivulgaCandContas, cada candidata e candidato tem sua própria página dentro do sistema. Para pesquisar o patrimônio, basta escolher a região e selecionar o cargo e o nome no campo de pesquisa para obter as informações.
Nas declarações constam bens em nome próprio, como casas, apartamentos, chácaras, fazendas, carros e motos. Além disso, os políticos também precisam declarar os valores de participações em empresas, negócios próprios, saldos em contas-correntes, poupanças, ações em bolsa e outras aplicações.
Por meio da consulta é possível conferir também a evolução patrimonial daqueles que já ocupam cargos públicos e tentam a reeleição. Basta comparar com as declarações de bens em eleições anteriores.
A declaração de bens é obrigatória, e os dados estão no DivulgaCandContas. Baseado nesses dados, o Jornal Terceira Visão fez um levantamento sobre a média de bens declarados por coligação e por partido.
A média de bens declarados é de R$ 285.133 entre os 264 candidatos.

Patrimônio acima da média
Destes, 81, ou 30%, declararam patrimônios acima desta média. Veja, por coligação, qual o percentual de candidatos com patrimônios declarados acima da média:
Alexandre Tonetti: 37,9%
Capitã Lucimara: 27,6%
Franklin: 31,6%
Léo Pinho: 14,2%
Lineu Bueno: 41,6%

Leia anterior

Homem procurado internacionalmente é preso em Sumaré com material de abuso sexual infantil

Leia a seguir

Jornal Terceira Visão vira ferramenta de aprendizado em sala de aula na E.M.E.B. Antonio Perseghetti