Mulher emponderada, que lutou e ainda luta, desde agosto do ano retrasado pela sua saúde
Por Rafaela Duarte
Um dos termos mais relacionado às mulheres nos últimos tempos é a palavra empoderamento, o significado desse termo é tomar poder de algo. No caso das mulheres, evidenciar que ela tem poder na sociedade, tem força, e é o centro de sua história de luta em um país predominantemente machista e sexista que ainda, em 2023, enxerga que o sexo feminino é frágil e precisa de certa proteção masculina.
Um exemplo de mulher emponderada, que lutou e ainda luta, desde agosto do ano retrasado pela sua saúde, é a valinhense Ellen Cumpri. Ela teve que amputar 4 membros, por conta de complicações de uma cólica renal.
Mesmo estando extremamente abalada, Elen entendia que seu caso era grave e seguiu seu processo de aceitação. “Eu vi o quanto era complicado, e percebi que Deus me deu a oportunidade de estar viva”, relata a valinhense.
Desde então, ela estava esperando ter condições para arcar com próteses, que poderiam ajuda-la a se locomover e ter uma vida comum, como era antes de todos os problemas de saúde. Com o decorrer do tempo, Ellen iniciou uma vaquinha on-line para começar a arrecadar dinheiro para a compra das próteses, com a ajuda dos familiares e amigos, realizaram bazares, manhãs de aula de dança beneficente, além de claro rifas, mobilizações e doações espontâneas.
Contudo, a valinhense conseguiu comprar duas próteses das pernas com o dinheiro que conseguiu e já teve um ganho gigantesco de qualidade de vida, pela maior autonomia após essa conquista. Porém, ainda está no processo de uma nova etapa, que são as próteses das mãos, Ellen possui um PIX, onde recebe doações, ele é CPF e é 338.644.168-84.
Para finalizar ela manda uma mensagem para todos os valinhenses: “Na nossa vida todos temos desafios, alguns maiores que outros, mas precisamos agir com a mesma garra e determinação”.