News

Endoscopia – exame pode diagnosticar diversas doenças

A endoscopia digestiva alta é um exame muito importante para diagnosticar doenças relativamente comuns na população, como úlcera, gastrite, sangramentos, refluxos, esofagite e até doenças mais graves, como câncer em estágio inicial e hérnia de hiato, além permitir a realização de pesquisas de bactérias.

Com a endoscopia digestiva alta, conseguimos visualizar, com uma câmera, toda a parte superior do trato gastrointestinal, que é composta pelo esôfago, estômago e duodeno (parte inicial do intestino). Este exame costuma ser indicado a pessoas que apresentam dor no estômago, azia, má digestão ou dor abdominal há algum tempo. Também é importante em casos de perda de peso sem motivo aparente, dor ao engolir o alimento, dificuldade para o alimento descer após ser engolido ou histórico de doenças graves na família, como câncer de estômago ou de esôfago.

O preparo para o exame é bem simples. Basicamente, o paciente faz um jejum de cerca de oito horas (cada clínica tem um tipo de orientação) e, no dia do exame, é sedado (pode ser por um anestesiologista ou pelo próprio endoscopista, dependendo do local e do plano de saúde). Após a sedação, introduzimos um aparelho, chamado endoscópio, pela boca do paciente e vamos descendo pelo esôfago, estômago e duodeno, fazendo uma avaliação completa. No caso de suspeita de alguma doença, realizamos a biópsia endoscópica, ou seja, a retirada de pequenos fragmentos da mucosa, que são encaminhados para análise microscópica (anatomopatológico), feita em laboratório, e importante para diagnosticar alguns tipos de doença.

A endoscopia é um exame muito seguro, com raríssimos casos de complicações. Após acordar, o paciente pode sentir um leve desconforto na garganta, causado pela passagem do aparelho, e uma leve dor no estômago, no caso de biópsias. Depois de ficar na sala de recuperação por um pequeno período, o paciente é liberado. Recomendamos que, neste dia, não dirija e nem manipule máquinas que exijam atenção.

Por isso, se tiver qualquer um dos sintomas citados acima, procure um médico especialista. Ele é o melhor profissional para avaliar se é ou não necessário fazer uma endoscopia. Lembre-se de que os exames indicados pelos médicos devem ser feitos para que possam ser usados em diagnósticos e tratamentos.

A Clínica Concon está passando por uma grande reforma e já inaugurou as novas instalações da área de endoscopia e colonoscopia. Temos duas salas de exame e cinco boxes para recuperação.

Leia anterior

Hoje o shopping Iguatemi Campinas Celebra seus 44 Anos

Leia a seguir

Baixo estoque de água pode prejudicar abastecimento em Vinhedo