Anualmente, cerca de 90 mil estudantes são eliminados devido ao desempenho nesta parte do exame
A contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está em andamento, e em apenas 12 semanas, mais de 4 milhões de estudantes em todo o Brasil enfrentarão essa avaliação crucial. Os dias 05 e 12 de novembro de 2023 marcam a 25ª edição deste exame tão aguardado, que é uma porta de entrada para o ensino superior.
O ponto de maior ansiedade entre os candidatos, como tem sido costume, é a redação. Anualmente, cerca de 90 mil estudantes são eliminados devido ao desempenho nesta parte do exame.
Neste contexto, três tópicos emergem como possíveis temas de destaque para a redação deste ano, de acordo com especialistas da plataforma de empregabilidade e educação Refuturiza:
Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
Os números alarmantes do UNICEF revelam que a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes enfrentam exploração sexual no Brasil. Esse problema provavelmente é ainda mais grave, uma vez que muitos casos não são denunciados – estimativas sugerem que apenas 7 em cada 100 abusos são relatados. Essa realidade causa grande preocupação em várias esferas da sociedade brasileira e se perfila como um possível tema para a redação do ENEM 2023.
Crescimento econômico pós-pandemia e agenda 2030
Enquanto o isolamento social foi crucial para conter a pandemia de covid-19, agora é o momento de reconstruir a economia após o estado de emergência. No entanto, isso deve ser feito de maneira a alinhar-se com a Agenda 2030, um plano global de 17 objetivos sustentáveis definidos em 2015. Em meio a incertezas e desafios, as soluções podem envolver concessões que vão de encontro ao progresso global definido pela ONU. Esse equilíbrio delicado é um tema que preocupa instituições em todo o mundo e pode ser considerado na prova do ENEM 2023.
Depressão nos tempos atuais
A depressão, rotulada como o “mal do século” pela OMS e como a “segunda pandemia” pelo Cofen, afeta cerca de 15% dos brasileiros. É um dos tópicos mais discutidos e estudados no país, com mais de 1.500 buscas diárias no Google, segundo o relatório do Google Trends. A alta prevalência e o impacto na vida das pessoas colocam a depressão como um dos principais candidatos para ser abordado na redação do ENEM 2023.