Andrea Cresta, chefe do cartório eleitoral, informa à população como funcionará essa dinâmica no munícipio
Neste domingo (30), acontece o segundo turno das eleições para presidente em todo país, e também para governador no estado de São Paulo, e não será diferente em Valinhos, o Jornal Terceira Visão entrou em contato com Andrea Cresta, chefe do cartório eleitoral do município, para informar a população de como funcionará essa dinâmica na cidade.
Segundo Andrea, em Valinhos serão 31 colégios realizando a eleição e 96.405 eleitores aptos a votar, que precisarão apresentar apenas documento com foto recente. Ela orienta que os votantes levem a cola com o número dos seus candidatos, tenham paciência na realização de seu direito como cidadão, e lembra que quem não votou no primeiro turno pode e deve votar no próximo domingo.
Caso haja abdicação do voto, os eleitores poderão justificar o motivo no dia nos colégios, via aplicativo e- título ou até 60 dias após a eleição. Haverá balcões de justificativa nos colégios Fundamentum, São Marcos e na FAV. Andrea ressaltou que não vai existir a possibilidade de voto de passagem em Valinhos, pois o prazo para opinar se encerrou em 18 de agosto. Idosos acima de 70 anos que votarem terão sua validação de prova de vida garantida pelo INSS.
É importante enfatizar também que não há um horário previsto para computação dos votos em Valinhos e que caso tenha a necessidade de denunciar crimes eleitorais, utilizar o aplicativo Pardal, que foi criado pela Justiça Federal, além disso essa ferramenta recebe denúncias de compra de votos, uso da máquina pública, e propaganda irregular.