As botoeiras emitem sinais de localização, mensagens de voz e sonoro, para que o pedestre possa atravessar em segurança
Proporcionando mais segurança e acessibilidade para pessoas com deficiência visual, botoeiras foram instaladas na região central, nos semáforos de travessia de pedestres. O equipamento possui aviso em braile, sinais sonoros e mensagens de voz. Os equipamentos estão no entorno da rodoviária.
Os cruzamentos da Rua Quinze de Novembro com a Rua Campos Sales, próximo ao Centro de Convivência do Idoso e da Avenida dos Esportes com a Avenida Onze de Agosto receberão os equipamentos.
Todos os locais estão sendo indicados pelo Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a partir de um estudo feito.
Funcionamento
A botoeira emite sinas de localização, mensagens de voz e sonoro. O sinal são bips mais espaçados que servem para que a pessoa possa encontrar o local da travessia.
Ao encontrar, o pedestre tem informações por meio de uma placa escrita em braile na parte superior da botoeira, com a mensagem “aperte três segundos para o modo sonoro”. Caso o botão seja acionado por menos tempo, o equipamento informa através de mensagem por voz para que o botão seja pressionado por três segundos.
Quando o pedestre segura pelo tempo correto, a mensagem informada é “travessia solicitada, aguarde”.
O último sinal sonoro, um bip mais contínuo, indica que o deficiente visual pode atravessar com segurança. Caso o tempo estiver acabando, o sinal começa a ser mais rápido, para que o pedestre saiba que o semáforo irá abrir para os veículos.