News

ESCOLAS DE VALINHOS IRÃO RECEBER PROJETORES INTELIGENTES

Ação faz parte dos programas municipais Valinhos Educação Inovadora e Valinhos Mais Conectada

A Prefeitura de Valinhos deu início à instalação de 130 projetores do tipo smart nas escolas da rede municipal de ensino e, em breve, os professores que irão utilizar os equipamentos em sala de aula passarão por formação para a aplicação do novo recurso tecnológico durante as atividades e dinâmicas com os alunos por cada uma das disciplinas, assim como já vem ocorrendo o treinamento para o uso das lousas digitais. 

Os investimentos em equipamentos digitais em benefício da Educação em Valinhos integram as ações dos programas municipais Valinhos Educação Inovadora e Valinhos Mais Conectada, que juntos somam recursos de mais R$ 10 milhões, inclusive na área da Saúde, com o objetivo de garantir maior agilidade na prestação dos serviços públicos em geral. 

Nesta terça-feira (6), a instalação de equipamentos de projeção foi realizada na EMEB Governador André Franco Montoro, no Jardim Bom Retiro. Os projetores ‘inteligentes’, como são chamados, possuem wifi, que permite interconectividade, acesso à internet, inclusive com acessos diretos a sites como Youtube, sem necessidade de conexão a um computador; acompanha, inclusive, teclado, para edição de documentos direto na projeção. 

Para a prefeita Capitã Lucimara Godoy, além das lousas digitais, a utilização dos novos projetores vai permitir que os professores apresentem conteúdos de forma mais dinâmica e criativa, aproximando-se do cotidiano dos alunos que já vivem na era digital e têm facilidade em compreender a linguagem instantânea. A prefeita também explica que a formação contínua dos educadores, em todas as necessidades pedagógicas, tem sido prioridade de seu governo.

Segundo a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, as formações dos educadores para a utilização de equipamentos tecnológicos é realizada de forma presencial e o curso realizado no Horário de Atividade Coletiva (HAC), conforme cronograma, previamente planejado com os coordenadores pedagógicos, sem prejuízo ao conteúdo programático dos alunos.

“Entre as vantagens que a tecnologia irá trazer para a Educação é que os conteúdos digitais a serem trabalhados pelos professores estarão interligados aos novos projetos pedagógicos implantados desde o início do ano, com foco no raciocínio, criticidade e qualidade na formação dos alunos. Acreditamos que os equipamentos digitais irão contribuir inclusive para a continuidade do processo de recuperação do conteúdo prejudicado pela pandemia da Covid-19”, diz a secretária. 

“Por isso procuramos investir na tecnologia digital e também em outros setores tão quanto importantes, como as novas salas de recursos para a Educação Especial, compra de materiais paradidáticos, entre diversas outras ações que estimulam áreas científicas, a leitura, o raciocínio, a criticidade dos nossos alunos e um aprender mais envolvente e abrangente”, avalia a secretária.

Além das lousas digitais interativas e projetores inteligentes, foram adquiridos também 1247 desktops e 733 notebooks (sendo 692 exclusivos para a Educação). Estes equipamentos fazem parte do pacote de investimentos da Prefeitura na área de Tecnologia para Educação e demais secretarias municipais.

Leia anterior

RENOVAÇÃO AO CISMETRO É PAUTA NA CÂMARA MUNICIPAL DE VALINHOS NESTA TERÇA

Leia a seguir

APARELHO DE TV CHEGA PARA A CAMPANHA DA SANTA CASA DE VALINHOS