Estresse: Um sentimento recorrente, mas preocupante

Pequenos hábitos podem auxiliar na manutenção da tranquilidade

É comum a presença do sentimento de estresse no dia a dia. Os motivos são diversos, porém é certo que, em algum momento, seja no âmbito pessoal ou profissional, o estresse esteja presente. Por isso, o Jornal Terceira Visão explora o significado do estresse no mundo psicológico e o perfil mais suscetível a desenvolver esse sentimento.

O estresse é um conjunto de reações mentais ou físicas em situações que exigem grande esforço emocional. Expor-se a essa pressão a longo prazo pode ser prejudicial para a saúde. Reconhecer que se está estressado não é fácil, mas é possível observar sintomas. Portanto, esteja atento a sinais como desconforto, angústia, preocupação excessiva, nervosismo, medo e irritação.

Existem algumas causas mais recorrentes do estresse, tais como tensão no trabalho, luto, violência, preocupações excessivas, uso de medicamentos como os de asma, dietéticos e de tireoide, consumo de álcool, drogas e excesso de cafeína. O estresse pode resultar em doenças como problemas cardíacos, hipertensão, ansiedade, depressão, asma, enxaqueca, problemas na pele e crises de pânico.

Muitas pessoas não sabem como controlar o estresse, mas existem pequenos hábitos que podem mudar suas vidas, tais como dormir bem, utilizar técnicas de relaxamento, reduzir a quantidade de cafeína no dia a dia, praticar atividades físicas e aprender a dizer não. Além disso, é muito importante buscar acompanhamento de profissionais, como psicólogos.

Leia anterior

Grupo Rosa e Amor recebe auditoria transparente e reafirma compromisso com as mulheres

Leia a seguir

Indivíduo procurado pela Justiça de Mato Grosso é identificado pelo COI de Valinhos