

O estudante Noah Maeno Silva Proença, de 14 anos, aluno do 9º ano da EMEB Luiz Antoniazzi, em Valinhos, tem se destacado em competições de foguetes escolares em todo o país. Integrante de uma equipe formada por Gianluca Juliato Mazzali Costa, João Victor Cunha e orientada por Washington Tadeu Proença — que também é seu pai —, Noah representa o talento e a dedicação dos jovens cientistas valinhenses.
O interesse pelo tema surgiu no 7º ano, quando o professor de Ciências, Maurício Salgado, e a então diretora Eliziane Juliato Mazzali Costa trouxeram a competição de foguetes para a escola. Desde então, Noah e seus colegas participam de diversos torneios, como a OBAFOG, no Rio de Janeiro; a Copa Centauri de Foguetes, em Itapetininga; a Copa Sudeste, em São Carlos; e, neste fim de semana, competem na Copa Americanense de Foguetes 2025, em Americana.
Os foguetes da equipe são totalmente produzidos em impressora 3D, com material PLA, escolhido após inúmeros testes por sua eficiência e resistência. “Concluímos que o PLA é o melhor material entre todos que testamos”, explica Noah.
A preparação segue um processo rigoroso, dividido entre planejamento e execução, com foco em organização e segurança. O pai e orientador, Washington, é considerado parte importante da equipe. “Consideramos ele como a “pedra angular de nossa equipe”, sendo o quarto, e principal integrante, que ajuda na modelagem, confecção e tantas outras coisas. Pai, se você está vendo isso saiba que você é fera cara”, completa Noah.
Motivado e curioso, Noah já demonstrou seu talento em outras áreas: em 2023, aprendeu xadrez sozinho em apenas três meses e conquistou medalha de ouro em uma competição interescolar. “Ele tem o talento de aprender e colocar em prática”, destaca o pai, orgulhoso.
A expectativa agora é grande: além de buscar o título, Noah e sua equipe esperam “aprender o máximo possível e se aprimorar ainda mais”.

