Ex-prefeita Lucimara de Valinhos não comparece a depoimento em CPI na Câmara

Comissão investiga pagamentos sob apuração na UPA e aguardava esclarecimentos da ex-chefe do Executivo

Lucimara era aguardada para prestar esclarecimentos na Câmara, mas não compareceu nem justificou a ausência

A ex-prefeita Lucimara não compareceu ao depoimento marcado na Câmara Municipal nesta sexta-feira, 17, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga fatos relacionados a pagamentos realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) durante sua gestão. Convocada para prestar esclarecimentos sobre os acontecimentos em apuração, Lucimara não apresentou justificativa para a ausência, segundo informou o presidente da CPI, vereador Vagner Alves (Republicanos).

A expectativa dos parlamentares era de que a ex-prefeita contribuísse com informações importantes para o avanço das investigações, que apuram se houve pagamento a um profissional da unidade de urgência e emergência entre os anos de 2023 e 2024 sem que houvesse comprovação de serviço prestado. A comissão também havia convocado para a mesma sessão a ex-diretora da UPA, Andreia Pandolfo, alvo de um pedido de condução coercitiva. No entanto, a oitiva foi cancelada porque o Legislativo ainda aguarda decisão do Poder Judiciário sobre a autorização para levá-la a depor.

Instaurada para esclarecer os fatos e identificar eventuais responsabilidades, a CPI busca apurar quem autorizou os pagamentos e quais medidas foram tomadas pela administração municipal à época. Além do presidente Vagner Alves, a comissão conta com Rafa Marques (PL) como relator e os vereadores Jairo Passos (PL), Rodrigo Fagnani “Popó” (Republicanos), Thiago Samasso (PSD), Roberson “Salame” (PSD), Alexandre Japa (PRD), Alécio Cau (PSB), Gabriel Bueno (MDB), Kiko Beloni (Cidadania), Marcelo Yoshida (PT), Mônica Morandi (PSDB) e Simone Bellini (União) como membros.

A ausência de Lucimara é considerada um revés para a investigação, que ainda deve marcar novas oitivas e pode convocá-la novamente para prestar esclarecimentos à Câmara.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Vinhedo abre consulta pública para primeiro edital de inovação em compras públicas

Leia a seguir

Suspensão de serviços no Paço Municipal de Valinhos é adiada para 23 e 24 de outubro para instalação do Poupatempo, que abre no dia 28