O Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto, em Valinhos, recebe a exposição fotográfica “Retratos da Etiópia”, a partir desta quarta-feira, 6 de dezembro, com uma cerimônia de abertura e música ao vivo às 19h. A mostra, que celebra o mês da Consciência Negra, permanecerá em exibição até 2 de janeiro, com horário de visitação das 9h às 16h.
A obra, criada pela jornalista e fotógrafa brasileira Carolina Tulim, apresenta retratos capturados durante uma expedição fotográfica na Etiópia, realizada em junho deste ano. As imagens foram registradas em Lalibela, cidade conhecida por suas 11 igrejas cristãs ortodoxas esculpidas em pedra bruta, datando dos séculos XII e XIII. A exposição vai além do valor arquitetônico desses templos, buscando retratar a beleza e o modo de vida do povo etíope, destacando suas cores, hábitos, crenças e hospitalidade.
Carolina Tulim, que reside fora do Brasil há seis anos, compartilha sua experiência na Etiópia, destacando a comunicação facilitada pela abertura, gentileza e hospitalidade das pessoas em Lalibela. A exposição destaca não apenas a riqueza cultural da região, mas também a autenticidade e bondade genuína da comunidade local.
A fotógrafa, que já expôs internacionalmente, mantém o projeto “Clicks Around the World”, composto por fotografias de expedições em mais de 50 países, em quatro continentes. A exposição é uma oportunidade única para apreciar o olhar sensível de Carolina Tulim sobre a Etiópia e sua cultura.
Serviço:
- Exposição: “Retratos da Etiópia”
- Abertura: 6 de dezembro, às 19h
- Período de exibição: Até 2 de janeiro de 2024, das 9h às 16h
- Local: Museu e Acervo Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto (Antiga Estação Ferroviária)
- Endereço: Rua Doze de Outubro, s/nº, Centro, Valinhos.