Por Gabriel Previtale
Aos 47 anos, Fábio Luiz Gouvea, formado em Educação Física pela ESEF-Jundiaí, é um apaixonado pelo vôlei, esporte que o acompanha desde a adolescência. Atualmente, ele reside no bairro Fonte Mécia, em Valinhos, e se divide entre duas funções desafiadoras: treinador de vôlei adaptado para idosos e técnico da equipe sub-17 masculino.
Em 2014, ele se juntou à Secretaria de Esportes e Lazer de Valinhos (SEL), onde encontrou novos desafios. “Quando ingressei na SEL-Valinhos, havia a demanda por um professor no Vôlei Adaptado para idosos. Estudei para me adaptar ao trabalho com eles. Já a equipe sub-17 masculino surgiu devido ao bom desenvolvimento das turmas de iniciação da SEL-Valinhos, o que possibilitou a formação de equipes competitivas com meninos da cidade.”
Trabalhar com o vôlei adaptado para idosos exige sensibilidade e compreensão das limitações de cada aluno. “Entender as limitações deles é fundamental para saber o que pode ser feito e buscado através do esporte”, comenta Fábio. Ele ressalta que lidar com os idosos é uma experiência enriquecedora: “As atividades acontecem no Ginásio Pedro Ezequiel da Silva (Festa do Figo) às terças e quintas, das 8h às 11h. Lidar com eles traz lições em todos os aspectos, porque as experiências são diversas, é um aprendizado constante.”
Com a equipe sub-17, Fábio enfrenta o desafio de manter os jovens engajados em meio às distrações modernas. “Os jovens precisam sentir prazer em praticar uma modalidade esportiva, caso contrário, optam por coisas como celular e videogame. Uma vez envolvidos, o comprometimento, a dedicação e a disciplina são essenciais para que eles progridam e obtenham benefícios”, explica. Ele acredita no esporte como uma ferramenta poderosa na preparação dos jovens para a vida.
Apesar das diferenças de idade, Fábio utiliza estratégias comuns com ambos os grupos: “Jogamos e damos continuidade ao aprendizado. Entender quando e como usar as ferramentas do vôlei é fundamental, e a continuidade permite a evolução.” Ele também adapta sua comunicação para cada faixa etária, priorizando a simplicidade para garantir que as informações sejam assimiladas.