GCM socorre bebê de dois dias após engasgamento em Valinhos

Um bebê de apenas dois dias de vida foi socorrido por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) após apresentar sinais de engasgamento na noite de terça-feira (11), na região central de Valinhos.

Por volta das 21h, a mãe entrou em contato com o telefone de emergência 153, da GCM, informando que o filho estava roxo e não se mexia. Diante da gravidade da situação, os GCMs Backer e Turra, que atuam no CECOM (Centro de Comunicações e Despacho de Ocorrências), solicitaram o endereço e iniciaram imediatamente as orientações por telefone.

Enquanto uma viatura era deslocada para o local, os agentes orientaram a mãe sobre os procedimentos de primeiros socorros para desengasgo. Ela seguiu as instruções até a chegada da equipe operacional.

Os GCMs Renato e Paola chegaram rapidamente à residência. A GCM Paola, acompanhada do inspetor Aureliano, instrutor de atendimento pré-hospitalar da corporação, deu continuidade às manobras de desengasgo, incluindo os procedimentos nas costas do recém-nascido.

Durante o atendimento, alguns líquidos foram expelidos e, pouco depois, o bebê voltou a se mexer, apresentando sinais de melhora. Por orientação do inspetor Aureliano, a criança foi encaminhada à UPA Infantil para avaliação médica.
O comandante da GCM de Valinhos, Anderson Gomes, destacou a importância do treinamento dos agentes para situações de emergência.

“Todos os GCMs recebem treinamento para atuar em situações de emergência, inclusive em ocorrências de desengasgo, independentemente da idade da vítima”, afirmou.

Segundo o comandante, o caso também demonstra a importância da atuação integrada entre o CECOM e as equipes operacionais, já que o atendimento pôde ser iniciado imediatamente, ainda durante o deslocamento da viatura.

A ocorrência reforça a importância de manter a calma e seguir corretamente as orientações dos profissionais de emergência em situações de engasgamento, especialmente quando envolvem recém-nascidos.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/terceiravisaovalinhos/

Leia anterior

O tempo não aceita recurso