Nunca clique em links de e-mails que você não conhece o remetente


Um golpe sofisticado vem alertando autoridades e preocupando cidadãos de Valinhos. Uma falsa intimação judicial está sendo enviada por e-mail, com solicitação para “comparecimento ao Fórum do VALINHOS” e link para “ACESSAR DOCUMENTO”. O envio é feito por remetente não institucional, supostamente do “Setor de Intimações” da cidade.
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Fazenda, já havia publicado alertas semelhantes sobre mensagens fraudulentas que circulam com remetentes fora do domínio oficial @valinhos.sp.gov.br.
Cuidados essenciais que a população deve adotar:
- Nunca clicar em “ACESSAR DOCUMENTO”.
- Verificar sempre o remetente: se fosse oficial, o e-mail viria do domínio @valinhos.sp.gov.br.
- Justiça não notifica por e-mail — apenas por meio de um Oficial de Justiça, devidamente identificado (com nome, matrícula e número do mandado judicial).
Investigações dão conta de que casos como esse têm sido registrados em diversas cidades do Brasil. Exemplos recentes incluem:
- Rio de Janeiro, com e-mail falso em nome da Prefeitura, solicitando o comparecimento a cartório via link (PGM reforça que não faz intimações por e-mail);
- Valença (RJ), com e-mail fraudulento solicitando comparecimento ao fórum ou clique em link — golpe confirmado como fraude pela Prefeitura;
- Apucarana (PR), onde golpistas se passaram pela “Prefeitura – Setor de Intimações” com intimação falsa e link malicioso que infecta o dispositivo da vítima.
É fundamental que os cidadãos de Valinhos e região estejam atentos a essas fraudes. Qualquer mensagem suspeita deve ser ignorada e confirmada por meio de canais oficiais da Prefeitura ou do Judiciário.