News

Hortas Comunitárias do Jardim Universo e Boa Esperança tiveram colheita e replantio

Na última quarta-feira (7) as mulheres dos bairros Jardim Universo e Boa Esperança realizaram a colheita e o replantio de suas hortas comunitárias que são desenvolvidas através do projeto ‘Verde e Viva’ da prefeitura de Valinhos por meio da Coordenadoria Especial de Políticas para Mulher (CEPM). As responsáveis levaram para casa neste dia alface, beterraba, pimentão e outras hortaliças. 

“Os canteiros são cuidados diariamente, o que contribui para uma colheita farta”, pontuou a responsável pela CEPM, Marilene Santos. De acordo com ela, os produtos de hortifrútis são compartilhados entre o grupo de mulheres e também com a comunidade. Nas hortas têm couve, cheiro verde, abóbora, quiabo, além de ervas medicinais, como erva cidreira e boldo. “Os grupos também reorganizaram os canteiros para novo plantio de hortaliças, após a partilha”, complementou Marilene.

Confira mais detalhes sobre o projeto a seguir:

O projeto “Verde é Vida”, lançado pela Prefeitura de Valinhos durante o encerramento do mutirão de serviços do programa “Valinhos em Ação”, em setembro de 2023, na Praça do Parque das Figueiras, representa uma iniciativa marcante para a comunidade local.

Por meio da realização de encontros de capacitação abertos para famílias e da doação de mudas pela Secretaria de Serviços Públicos, o projeto visa não apenas fornecer alimentos saudáveis, mas também promover a conscientização ambiental e a coesão social.

Ao criar hortas comunitárias, o projeto não só oferece acesso a produtos frescos, mas também estimula a participação ativa dos moradores na conservação do meio ambiente e na promoção de um estilo de vida saudável. A presença da Secretaria de Assistência Social evidencia uma abordagem holística que reconhece a interconexão entre o bem-estar social, econômico e ambiental.

Dessa forma, o “Verde é Vida” não é apenas um projeto de jardinagem, mas sim uma oportunidade para fortalecer os laços comunitários, educar sobre questões ambientais e promover a sustentabilidade em Valinhos.

Leia anterior

Em Valinhos investimento em medicamentos saltou de R$ 11,5 milhões para R$ 19,7 milhões em quatro anos

Leia a seguir

Valinhos tem mais de 170 pessoas em situação de rua