News

Humorista Chico Caipira é homenageado pelo 5º ano consecutivo por seu trabalho

Humor promove saúde mental, alívio do estresse e momentos de diversão

Luanna Dias

Nos dias mais cinzas do ano, nos momentos mais difíceis e de tristeza, um sorriso torna isso muito melhor. O humor, além de proporcionar momentos de leveza e descontração, promove a saúde mental, aliviando o estresse e proporcionando momentos de diversão. Não é apenas uma ferramenta de entretenimento, mas uma ferramenta para o riso e a felicidade.

Considerando todo esse sentimento positivo, algumas pessoas escolhem dedicar suas vidas à promoção do riso. Um exemplo é o humorista Edson Teles da Silva, de 68 anos, mais conhecido como Chico Caipira. Com vários anos de experiência na área da comédia, ele se esforça para arrancar sorrisos e proporcionar alegria por onde vai.

Na última semana, Edson recebeu seu 5º prêmio consecutivo, honrando seu excepcional trabalho na comédia. “Receber um prêmio tem sempre uma emoção diferente, eu nunca estou preparado quando dizem que ganhei mais um, o emocional flui natural. É algo que me deixa envaidecido pois cada troféu tem seu significado”, revelou.

Muitas vezes, ao observar um artista alcançando o sucesso, o processo por ele enfrentado não é considerado ou valorizado, o que resulta na falsa impressão de que foi fácil chegar àquela posição.O sucesso não vem de uma hora para outra. Já recebi um prêmio Argentino, em agosto recebi um prêmio internacional de Milão, em noite de gala em São Paulo e tive meu trabalho reconhecido em vários programas de televisão no estado. É muito gratificante, mas são 45 anos de luta, semeando, regando, e hoje colhendo os frutos”, disse o humorista.

Outro equívoco sobre a profissão é sobre a falta de planejamento na comédia. Muitas pessoas acreditam que comediantes simplesmente improvisam seus shows, sem realizar uma organização prévia. No entanto, o processo de preparação de Edson desmistifica essa concepção. Antes de subir ao palco, ele realiza uma análise cuidadosa do público-alvo, considerando fatores como a faixa etária da plateia.

Como as demais profissões, o humorista passa por dificuldades. Lidar com a pressão e manter as pessoas envolvidas é um desafio constante para Edson: “Hoje o humorista sofre muito para montar um show, porque muita coisa hoje não pode, mesmo que por brincadeira sofremos sanções por isso. Então me preocupo para não ser pejorativo, e não ferir ninguém com palavras”.

Para os que tem as mesmas ambições, o conselho de Chico Caipira é a autenticidade. “Ser original no que faz. Mas o mais importante de tudo isso, aceitar críticas. Por mais duras que sejam, elas vêm para te fazer mais forte e acreditar que o “não” de hoje, será um “sim” amanhã. Não sejam apelativos, pois lidamos com pessoas, e elas que vão te aplaudir, ou não, mas não desanime, seja criativo e cativante. Isso já te basta”.

Leia anterior

Ideias criativas para alimentação divertida dos pets nos dias quentes

Leia a seguir

Movimento Gentileza Sim completa 10 anos de ações na região