Ideias criativas para alimentação divertida dos pets nos dias quentes

Saiba como aliviar o calor dos animais através de comidas saudáveis

As mais recentes ondas de calor não apenas representam riscos à saúde humana, mas também podem ser prejudiciais para os animais, que representam um grupo de risco. Os pets, em particular, estão mais suscetíveis a essas condições climáticas devido à sua pelagem densa e poucas opções para se refrescar.

Portanto, é responsabilidade do tutor procurar alternativas saudáveis e divertidas para amenizar o desconforto do animal durante os períodos de altas temperaturas, garantindo que eles atravessem essa fase sem maiores problemas futuros, mantendo o bem-estar e a segurança.

As pessoas recorrem a alimentos refrescantes como sorvetes e açaís para aliviar o calor. No entanto, nem todas essas opções são seguras ou apropriadas para os animais de estimação, podendo causar danos à sua saúde. Oferecer alternativas refrescantes e saborosas adequada é uma maneira carinhosa de garantir o conforto.

Picolés caseiros com ingredientes seguros, sem o uso de açúcar ou sal. É possível congelar caldos de carne ou mesmo água com pedaços de frutas como maçã ou melancia. Isso não apenas os mantém hidratados, mas também oferece uma deliciosa opção de alimento e diversão.

Outra ótima opção são gelatinas naturais, que podem ser feitas apenas adicionando pedaços pequenos de frutas seguras para pets, ou seja, evitando frutas cítricas ou uvas. As melhores opções são frutas como morango, banana ou melão. A gelatina deve ser sem sabor e sem adição de açúcar.

Smoothies naturais são ótimos para a saúde dos animais. Podem ser feitos com o uso de frutas e iogurte natural sem lactose. Essa mistura pode ser congelada em pequenos recipientes para criar porções individuais, para serem servidas ao longo de um período, oferecendo um smoothie gelado e nutritivo.

Algo para estimular a curiosidade e brincadeira no pet podem ser cubos de gelo com petiscos no meio. Podem ser feitos com pedaços pequenos de frutas ou petiscos específicos para animais de estimação em forminhas de gelo, completando com água e depois congelando, proporcionando hidratação e entretenimento.

Vegetais gelados também podem compor a alimentação do animal em períodos de calor. Cenoura, pepino ou abobrinha podem ser servidos como uma salada. Além de ser totalmente natural, ainda é prático e não necessita de muito tempo de preparo, deixando o pet saciado e satisfeito.

É importante sempre verificar se os ingredientes são seguros para o consumo animal e de ajustar as porções de acordo com o tamanho do pet. Deve-se consultar o veterinário antes de introduzir novos alimentos na dieta do animal de estimação, especialmente se ele tiver alguma condição de saúde específica. Com essas ideias, é possível proporcionar momentos refrescantes e saborosos para os animais durante os dias quentes.

Leia anterior

Com 8 anos de atuação FEAV inaugura novo casarão

Leia a seguir

Humorista Chico Caipira é homenageado pelo 5º ano consecutivo por seu trabalho