Os resultados desta edição serão divulgados no ano que vem junto com todas as informações colhidas no Censo
O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística irá realizar a partir de hoje (20), a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, mobilizando cerca de 22 mil supervisores até 12 de julho. Por enquanto não serão realizadas entrevistas, os dados serão apurados através de observação.
As informações da infraestrutura urbana são obtidas através deste trabalho, levando sua relevância para a administração pública do país, além de que, os dados ajudam com a atualização de mapas e identificação de vias.
Os servidores censitários percorrem todas as ruas de casa setor que está responsável, preenchendo questionários que levam dez quesitos para serem investigados, são eles:
- Capacidade da via
- Pavimentação
- Bueiro e boca de lobo
- Iluminação Pública
- Ponto de ônibus ou van
- Sinalização para bicicletas
- Existência de calçada
- Obstáculo na calçada
- Rampa para cadeirante
- Arborização
Os dados levantados poderão auxiliar na formulação de políticas públicas em áreas urbanas, melhorando a qualidade de vida da população, além de que, as informações podem oferecer uma visão atual das questões urbanísticas e ambientais das cidades, segundo o IBGE.
Como no Censo 2010, é possível demonstrar quais as capitais brasileiras com uma maior proporção de domicílios em áreas urbanizadas, os resultados desta edição são divulgados no ano que vem, junto com todas as informações colhidas no Censo 2022.