Tai Chi é uma suave e agradável forma de exercícios derivados da China
Os pacientes do Recanto dos Velhinhos participaram na segunda-feira (24), de atividades práticas de Tai Chi Chuan, após serem estudados pelo denominado crossover design, onde foi considerado medidas antropométricas e testes de força, equilíbrio e velocidade de marcha, pelo Prof. Enrique Miluzzi Ortega.
Esse trabalho, é parte da tese de doutorado do Prof. Enrique, pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP, que foi orientado pelos professores Dr. Marco Uchida e Dr. Júlio Gavião de Almeida.
As oito semanas de agosto a outubro, serviram para verificar as condições do cotidiano dos idosos. Nas próximas oito semanas, de 24 de outubro a 20 de dezembro, serão realizadas aulas de Tai Chi Adaptado, de segunda, quarta e sexta-feira, das 14 às 15 horas e no final deste período, acontecerão novas avaliações para identificar os efeitos de tais aulas.
O Tai Chi é uma suave e agradável forma de exercícios derivados da China. Mesmo que seja uma arte de baixo impacto e de movimentos lentos, seus benefícios são de alto ganho, como: força muscular; flexibilidade; equilíbrio; concentração; correção postural; melhora da imunidade; e condicionamento aeróbico. Sua prática é segura e não requer pré-requisito ou aparelhos sofisticados.
O professor já aplicou esse teste em outra Casa de Repouso e o objetivo é passar o treinamento para a entidade, com intuito continuar o trabalho da técnica inovadora do Tai Chi Chuan.