News

Leilão do Trem Intercidades é adiado para 2024

Adiamento ocorre devido a algumas razões estratégicas e operacionais

O leilão destinado ao Trem Intercidades foi postergado para janeiro de 2024. De acordo com informações governamentais, uma reavaliação da sondagem de mercado se faz necessária devido à inclusão do projeto ferroviário que conectará Campinas a São Paulo no novo PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) do Governo Federal. Durante uma visita realizada em Campinas em 21 de agosto, Rafael Benini, Secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, já havia indicado a possibilidade de atraso no leilão.

A publicação do novo edital está programada para este mês de setembro, devido às negociações em curso para garantir um financiamento de R$ 5,4 bilhões junto ao BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). O governo estadual planeja conceder um período de 100 a 120 dias para que entidades privadas possam analisar detalhadamente o edital, enquanto as datas de conclusão das etapas em 2029 e 2031 estão asseguradas.

O Secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo também compartilhou que o novo edital apresentará modificações, incluindo a inclusão da garantia de financiamento através do BNDES. O Trem Intercidades, que ligará Campinas a São Paulo, abrangendo 101 km e atendendo aos passageiros das cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, tem uma duração estimada de percurso de 1 hora e 4 minutos. A tarifa prevista é de R$ 64,00.

Leia anterior

1,4 milhão proprietários de veículos com IPVA em atraso foram notificados no Estado de SP

Leia a seguir

Renault anuncia novo SUV “Kardian” para o mercado da América Latina