News

Mais um ano de vida…

O artigo de hoje traz como tema o meu aniversário, pois é, será que estou carente? Creio que não, eu enquanto professor de filosofia, decidi partilhar com você que está lendo esse artigo o como encaro essa data, você aceita me acompanhar nessa jornada reflexiva? Ótimo, venha comigo, por favor.

13 de Fevereiro, eis aí a data que eu naturalmente deveria celebrar; que eu deveria comemorar meu aniversário, aí penso com minha mente de filósofo: “- O que está por detrás do estereótipo de uma comemoração ideal de aniversário? Seria uma festa, balada, chácara, 200 amigos (alguns dos vários que as redes sociais julgam que eu tenho), presentes materiais…?”, penso que por um lado seja uma espécie de “marco”, final de um ciclo, de uma jornada cheia de desafios, pedras, tropeços, quedas, jornada na qual eu tive que encontrar forças dentro de mim que estavam escondidas, junto de motivação para chegar no ponto que cheguei. Por esse ângulo, creio que comemorar o aniversário faça bem para o ego, para o lado narcisista, posso citar também o viés religioso, pensando no ato da gratidão a Ele por me estender a mão quando mais precisei e a grande maioria virou as costas…

Ainda no estereótipo de uma comemoração de aniversário, confesso que não me sinto atraído por nada que faça parte desse kit ideal que a mídia prega e que a sociedade como um topo resolveu aderir como a comemoração perfeita. Creio que celebrar a vida seja uma atividade que possa vir a ser celebrada, comemorada todos os dias, logo ao acordar, tendo a tão escassa saúde física e principalmente a mental/ emocional. Pensando à luz da filosofia, faço mais um ano de vida, ou chego ao ponto de ter menos um ano de vida? Há apenas um lado correto nesse questionamento ou os dois são? Seria uma visão otimista e uma pessimista, ou ambas realistas? Como você interpreta a data do seu aniversário?

Fazer aniversário é sinônimo de estar vivo, e estar vivo oferece a chance de ter adquirido maturidade em meio às adversidades da vida. Às vezes me sinto um “tiozão careta” pensando desse modo, mas estou em uma fase da minha vida focado 100% em tratar e controlar uma epilepsia que vem me acompanhando nos últimos 5 anos… De lá pra cá conto nos dedos às pessoas que me estendem as mãos e enxergo em cada dia uma grande oportunidade de crescimento pessoal, profissional e espiritual, hoje, não vejo graça em chácaras, baladas, churrascos, álcool, piscina; hoje me sinto um rapaz que por detrás dos estudos, do título de professor, de filósofo, sou mais um, mais uma pessoa, que para uns não tenho utilidade, mas para outros o pouco que faço é de enorme valia, e é exatamente que me motiva a celebrar o dom da vida diariamente… Obrigado por estar comigo aqui, durante a leitura desse artigo… E para você, qual o significado do seu aniversário? Um grande abraço!

Leia anterior

Atropelamento de onças-pardas preocupa região de Campinas

Leia a seguir

Expansão da Rua Duílio Beltramini alcança ponto de interseção com a movimentada Avenida das Indústrias