Março é o mês de prevenção do câncer colorretal ou câncer de intestino. Terceiro tipo de câncer mais frequente no Brasil, excluindo o câncer de pele, ele acomete tanto homens quando mulheres. A boa notícia é que ele pode ser prevenido e tem altas chances de cura quando descoberto em fase inicial.
Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontam que o país registra cerca de 45.630 novos casos da doença por ano. O câncer colorretal é grave, mas, na maioria das vezes, é prevenível, diferentemente de outros tipos de cânceres. Cerca de 90% dos casos começam com um pólipo, uma pequena lesão (“verruga”) no cólon ou no reto, que, se retirado no início, não se transforma em um tumor. E sabe como o pólipo é retirado? Através da colonoscopia, um exame relativamente simples, que pode salvar vidas.
A colonoscopia deve ser feita por todas as pessoas a partir dos 50 anos de idade. Quem tem caso de câncer colorretal na família deve começar a fazer este exame 10 anos antes da idade que tinha o parente mais jovem quando descobriu a doença, ou seja, se este familiar teve câncer com 45 anos, você deve começar a fazer a colonoscopia aos 35 anos. A periodicidade do exame vai depender dos resultados, por isso, é importante sempre ter acompanhamento médico.
Apesar de ser um exame invasivo, a colonoscopia é um exame indolor e realizado com o paciente sob sedação anestésica, portanto, ele não vê nada. Para fazê-la, é necessário um preparo que, na maioria das vezes, começa 48 horas antes, com uma alimentação mais leve e com a ingestão de remédios laxativos para que, na hora do exame, o intestino esteja limpo e permita uma boa visualização do órgão.
Como regra geral, o câncer colorretal atinge mais as pessoas com idade acima de 65 anos. Mas, na prática, notamos que é cada vez mais comum os casos em jovens e adultos. Isso está ligado aos atuais hábitos de vida e também ao histórico familiar. Por falar em hábitos de vida, eles também ajudam a prevenir o câncer. Portanto, aumente o consumo de fibras, frutas e vegetais frescos, reduza o consumo de gordura, principalmente a animal, evite ingerir álcool e não fume. A obesidade também é um fator de risco.
Aproveite este mês de conscientização e procure seu médico. Tenha certeza de que o exame é muito melhor do que o tratamento de um câncer.