Capoeirista do Instituto Brasileiro de Esporte, Cultura e Arte está em turnê europeia e falou com o JTV
Por Bruno Marques
Tiago de Camargo, conhecido como Mestre Formiga, é presidente e fundador do Instituto Brasileiro de Esporte, Cultura e Arte – IBECA. Nascido em Campinas, ele tem 45 anos e há 36 é capoeirista, profissão esta, de toda a sua família: “Sou casado com uma capoeirista e pai de três capoeiristas”.
Há 5 anos Mestre Formiga é morador do Vale Verde, e há um ano tem a Escola de Capoeira IBECA, na Avenida Onze de Agosto, nº 487.
Como você se interessou por capoeira e há quanto tempo pratica esta arte?
Comecei a praticar capoeira ainda criança, em um projeto social na periferia de Campinas, no Jardim Ipaussurama, com o Mestre Maurício, que me formou em 2011.
Comecei a dar aula na Vila União e em vários bairros de Campinas, em 1996. Formei vários professores em 1998; dei aula na academia Corpo e Cia que, à época, ficava na Avenida dos Esportes, em Valinhos.
Em 2002, representei o Brasil em Mönchengladbach, no Campeonato de Lutas na Alemanha, e acabei saindo vencedor, oportunidade em que fui contratado pelo organizador, que era dono de uma academia.
Ministrei aula na Alemanha por 15 anos e implantei a capoeira em várias cidades na Alemanha, Holanda, Espanha, Inglaterra, Itália e em Portugal. Por meio da prática da capoeira, já viajei para mais de 30 países e, em muitos deles, ministro cursos anualmente.
Quais os principais benefícios da capoeira e sua importância cultural?
A capoeira nos proporciona tantos benefícios que, para eu falar tudo não bastaria uma entrevista: precisaria ser um livro. Podemos, porém, começar falando que ela já vem salvando milhares de vidas, graças ao fato de ser uma arte brasileira que não tem distinção de gênero, cor, idade, deficiência. É uma das melhores ferramentas de inclusão, além de ser uma grande oportunidade de se desenvolver na música, no canto, no ritmo, na luta, no artesanato e na dança. A capoeira é uma arte que tem muitas artes numa só.
Como está sendo essa turnê europeia?
Este ano faço duas turnês pela Europa, como representante da Escola de Capoeira IBECA: uma está acontecendo agora, de maio a junho, quando passarei pela Espanha, Alemanha e Itália; e outra acontecerá de novembro a dezembro, quando passarei pela Holanda, Alemanha e Portugal, países onde fui convidado a ministrar cursos, fazer avaliações para a entrega de novas graduações e formaturas dos capoeiristas.
E como está sendo a recepção pelos países que você já passou?
Sempre sou muito bem recepcionado por onde passo e estou muito feliz com o desempenho e o desenvolvimento dos capoeiristas europeus.
Qual a expectativa para os próximos pontos da turnê?
Em agosto deste ano, receberemos, na cidade de Valinhos, uma delegação com vários capoeiristas europeus, que virão para se formar no Festival Gerações, a ser realizado de 29 de julho a 3 de agosto (quando será comemorado o Dia do Capoeirista).
Em breve, divulgaremos o programa, para que todos possam participar!