Órgão está em contato com os familiares da vítima
O Ministério das Relações Exteriores recebeu, por meio da Embaixada do Brasil em Kieve, capital da Ucrânia, a confirmação de que um brasileiro morreu em território ucraniano na guerra contra o país vizinho, Rússia. O órgão mantém contato com os familiares da vítima para prestar assistência.
O brasileiro André Luis Hack Bahi, 44 anos, estava na guerra da Ucrânia e morreu diante da guerra que acontece no país, a informação foi confirmada por sua irmã, Letícia Hack Bahi, que mora em Porto Alegre, nesta quinta-feira, dia 9.
Segundo comunicado do Itamaraty, desde o começo do conflito, o órgão desaconselha enfaticamente deslocamentos de brasileiros à Ucrânia, enquanto não houver condições de segurança suficientes no país.
O ministro de Relações Exteriores, Carlos França, em março enviou cinco embaixadas com tarefas novas para auxiliar os brasileiros que estavam na Ucrânia ou que deixaram o país.
O conflito entre a Rússia e Ucrânia começou em 24 de fevereiro, desde o início mais de sete milhões de pessoas cruzaram a fronteira do país para fugir do conflito, segundo a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
Na Europa o número de refugiados registrados foi de 4.712.076, o documento ainda diz que a Polônia, Rússia e Moldova são os países que mais receberam ucranianos.