Mulheres com medida protetiva terão aula de defesa pessoal na GCM nesta quarta-feira (25)

A medida faz parte de um pacote de ações para defesa da mulher

Um grupo de mulheres moradoras de Valinhos que estão sob os cuidados de medidas protetivas terá nesta quarta-feira, dia 25, aula de técnicas de defesa pessoal na Guarda Civil Municipal de Valinhos (Rua João Bissoto Filho, 600 – Jardim Bom Retiro), às 9 horas. Procedimentos de evasão, saídas de agarramento, esganadura e movimentos circulares serão algumas das técnicas programadas para serem ensinadas às participantes, assim como fundamentos da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006).

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, a aula vai abordar com as mulheres presentes situações mais comuns de risco no cotidiano como importunação sexual, violência doméstica e sexual, entre outras, e será ministrada por guardas municipais especialistas em artes marciais e defesa pessoal. “Em determinados momentos de risco, ter o mínimo de capacitação para enfrentar o agressor e se livrar da situação violenta pode ser determinante para preservar a vida”, destacou.

Mais Maria da Penha

A aula, conforme o secretário, faz parte do plano de governo da prefeita Capitã Lucimara Godoy em oferecer amplas condições de proteção às mulheres valinhenses. “Em Valinhos, tivemos de fevereiro a março um salto de prisões em flagrante e também de inquéritos instaurados na Delegacia de Defesa da Mulher, e nosso desejo é desenvolver ações de conscientização e de proteção à mulher e a família para prevenir e coibir a violência, seja ela de qualquer natureza”, afirmou Cruz.

A medida faz parte de um pacote de ações para defesa da mulher. Já está em apreciação na Câmara Municipal o Projeto de Lei que cria a Guardiã Maria da Penha, projeto este que prevê ações articuladas com o Ministério Público do Estado e destinação exclusiva de viatura e equipes de agentes da Guarda Civil Municipal para fortalecer o cumprimento da prevenção e também do combate à violência, seja ela física, psicológica, sexual, mora ou patrimonial.

Leia anterior

Bazar Itinerante atrai mais de 300 pessoas por dia no Projeto Prefeitura nos Bairros

Leia a seguir

Novas vagas para estágio são divulgadas em Valinhos